Crise econômica prejudica citricultura

30/10/2008
Economia: Crise econômica prejudica citricultura Paulo Cavasin, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Araraquara, disse que os produtores poderão ter que segurar o plantio na próxima safra, por conta dos preços dos insumos, principalmente adubos, que são cotados em dólar. Com a moeda norte-americana em alta e a falta de crédito no mercado, a safra poderá ser comprometida pela crise financeira mundial.
Considerando as duas culturas mais importantes da região, cana-de-açúcar e laranja, Cavasin alerta que ambas serão afetadas, porém, a laranja mais, porque o cenário de preços da fruta já estava ruim antes da crise.
“O mercado citrícola hoje está péssimo. O preço pago na caixa de 40,8 quilos está muito abaixo do custo de produção; se paga R$ 7,5 na caixa, sendo que o custo, em alguns casos, quando há pouca tecnologia em campo, ultrapassa R$ 10. Por isso, se não houver uma melhora de produtividade, aliada a uma melhora cambial e dos fatores fitossanitárias, principalmente na questão da greening, as áreas de laranja devem perder ainda mais espaço para a cana-de-açúcar”, afirma o engenheiro agrônomo.

Fonte: Tribuna Impressa