Senado: 25 de agosto audiência sobre laranja

13/07/2009

A pedido do presidente da Associtrus, senador convence presidente da CAE a marcar debate sobre a crise cítrica.

 

O presidente da Comissão de Assuntos de Econômicos (CAE), Garibaldi Alves (PMDB-RN), marcou para 25 de agosto a audiência pública para debater a crise no setor citrícola e a suspeita de formação de cartel das indústrias contra os produtores.

O senador diz que há dez anos acompanha os problemas da citricultura, principalmente sobre a dificuldade de entendimento entre citricultores e indústrias.  “O objetivo desta audiência é analisar o processo de concentração no setor, as conseqüências para economia brasileira e redução dos salários dos trabalhadores e dos preços oferecidos aos produtores por cada caixa colhida.

Também serão analisados na audiência a suspeita de subfaturamento das exportações por parte das indústrias e sugestão de medidas do Cade para reduzir os problemas, “e a possibilidade de constituição de uma câmara de arbitragem com a meta de traçar ações para reduzir a concentração de poder no setor, a exemplo de órgão semelhante na laranja. Isto é uma recomendação do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Para conseguir a audiência, o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, que foi recebido no gabinete do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), acompanhado de dezenas de produtores rurais; dos presidentes da Câmara de Bebedouro, o Chanel (PDT), do Sindicato da Indústria de Alimentação, José Antônio Janota. Além de vereadores de Bebedouro, Paraíso e Taiúva. Também acompanhava o grupo, o vice-prefeito de Paraíso, Geraldo Barata (DEM).

Não teve como caber todas as pessoas dentro do gabinete, “São bem vindos os citricultores. Sinto-me na responsabilidade de acolhê-los e ouví-los sobre os diversos problemas da agricultura”, disse o senador.

Em fevereiro deste ano, após o fechamento da unidade da Citrosuco em Bebedouro, Suplicy aprovou requerimento na comissão para marcar a audiência, “o Flávio Viegas me trouxe uma reclamação e com apoio também da Comissão de Agricultura (CA) do Senado, para que haja uma audiência conjunta das duas comissões”.

Por solicitação do presidente da comissão de agricultura, Valter Pereira, serão convocados para a mesa da audiência: o presidente do Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade), Artur Badin; a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, um representante do Ministério da Fazenda, e o presidente do Federação dos Empregados Rurais, Élio Neves.

O senador atendeu a sugestão do diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação, Edson Cardoso, para incluir entre os componentes da mesa, o presidente da entidade, Jannota.

Também foram convocados representantes das quatro maiores empresas produtoras de suco, “Tales Lemos Cobero, Citrosuco; José Observante, Cutrale; Henrique de Freitas, LD Commodities; e Mário Fafaresco, Citrovita”, segundo enfatizou Suplicy.

Mas por sugestão dos senadores as indústrias serão representadas apenas por uma pessoa, talvez em nome de uma entidade do setor.

Para Viegas, o agendamento da audiência, que vinha de meses de indefinição, é uma conquista para a classe, “é fruto da união dos citricultores. Com a presença deles foi possível provocar a dia.

 

Fonte: Gazeta de Bebedouro