Saúde - O suco de laranja pode ser mais saudável do que imaginamos

30/06/2009
O suco de laranja é uma bebida muito comum nas residências, sendo consumido normalmente no café da manhã e nas demais refeições.

Além de saboroso, todos sabem que é rico em vitamina C, que é importante para manutenção de nossos epitélios (boca e outras cavidades internas), do colágeno (tendões, ossos e pele) e da função imune.

Sobre esse último papel da vitamina C, algumas pessoas pensam que, em altas doses, ela pode até evitar e curar gripes e resfriados, mas na verdade precisamos de 60 a 100 mg por dia e, doses muito elevadas (acima de 200 mg/dia) não trazem nenhum efeito protetor ou curativo adicional.

O que muitos não sabem é que o suco de laranja contém além de vitamina C, outros importantes nutrientes. Cada 200 mL de suco fornecem 40 mg de vitamina C, 44 microg de ácido fólico, 190 mg de potássio e 15 mg de flavonóides.

Estes últimos não são classificados como nutrientes, mas sim como fitoquímicos e nutracêuticos, os quais, mesmo não sendo essenciais ao organismo, desempenham funções benéficas.

Para que se tenha uma idéia melhor da importância dos flavonóides, basta lembrar que passou-se a recomendar o consumo diário do vinho e suco de uva porque são bebidas ricas nestes fitoquímicos.

Mas afinal, o que os flavonóides do vinho e do suco de laranja podem fazer pela nossa saúde?

O papel deles está relacionado à alteração da lipoproteína de baixa densidade (LDL-colesterol), popularmente conhecida como “colesterol ruim”.

A LDL faz o transporte do colesterol e de outras gorduras para os tecidos e órgãos e, por vezes, pode ser oxidada (transformada) por outras moléculas chamada radicais livres.

Quando isso acontece, a LDL realmente se torna “má”, porque é na forma oxidada que ela começa a se acumular na parede das artérias, inclusive nas coronárias do coração, e dificultar o fluxo de sangue.

Anos atrás descobriram a propriedade antioxidante (impede a oxidação da LDL) dos flavonóides e também que havia quantidade considerável deles no vinho e suco de uva.

Por isso, até médicos passaram a recomendar o consumo diário de um copo de vinho, como medida preventiva para evitar a transformação da LDL e infartos.

A partir do início desta década, vários estudos demonstram que o suco de laranja também possuía quantidades elevadas de flavonóides (25 vezes mais que o vinho tinto que possui apenas 0,6 mg em cada 200 mL) e que podia ser considerado como alimento funcional (aquele que tem função específica de evitar uma ou mais doenças).

Além dessa grande vantagem da quantidade de flavonóides, as outras vitaminas (C e ácido fólico) do suco de laranja também têm propriedades antioxidantes e atuam de forma conjunta com os flavonóides.

Em outubro de 2007 foi defendida uma tese de doutorado do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, justamente sobre os efeitos do consumo do suco de laranja nos lipídios do sangue.

Houve uma comparação entre pessoas que não ingeriam suco e pessoas que ingeriam pelo menos 200 mL todos os dias.

Entre os resultados que se destacaram no estudo estava a menor concentração de colesterol total naqueles que ingeriam suco: –10% naqueles que tinham colesterol normal e –3% naqueles que tinham colesterol alto.

A concentração da LDL-colesterol também foi menor naqueles que ingeriam suco: –15% naqueles que tinham LDL-colesterol normal e –13% naqueles que tinham LDL-colesterol alta. As pesquisadoras observaram também que, na medida que aumentava o consumo de suco, a redução do colesterol total e da LDL-colesterol era ainda maior.

Uma observação importante sobre esse estudo é que o suco utilizado foi do tipo concentrado (comprado em supermercado e preparado em casa com água).

Há uma diferença do suco natural feito no espremedor caseiro. No processo industrial a laranja é prensada inteira e os flavonóides, contidos principalmente na casca, ficam no suco. No preparo caseiro, como espreme-se apenas a polpa, a maior parte dos flavonóides fica na casca e vai para o lixo.

Obviamente vinho e suco de laranja são bebidas diferentes e paladar não se discute. Porém, o suco de laranja, além se ser mais rico nutricionalmente, não contém o álcool e as conseqüências danosas que ele pode provocar.
Serviço:

Dra. Maira Tatiana Viviani
Nutri Consult - Consultoria Nutricional • sobrepeso, obesidade, idosos, gravidez e pós-parto
Nutricionista da Winner Academia e da Rotisseria das Dietas
Fone: 3221-9334 ou 9105-4315
e-mail: mairanutricionista@hotmail.com www.nutriconsult.blogspot.com

Prof. Dr. Jair R. Garcia Júnior
Docente do Curso de Educação Física da Unoeste
Consultor da Complet e Winner Academia
e-mail: jgjunior@unoeste.br

Fonte: http://www.sinomar.com.br