Laranja possui elemento ativo contra cãncer infantil

20/05/2009

O suco de laranja sempre foi, para a maioria das pessoas, sinônimo de vitamina C. Entretanto, uma recente pesquisa realizada por pesquisadores da Estação Experimental de Agricultura do Texas, nos Estados Unidos, indica que o suco também possui outros importantes benefícios, o que reafirma que um copo de suco de laranja ao dia auxilia na prevenção ao câncer.

De acordo com os pesquisadores, isto se deve ao fato de o suco de laranja, e outros cítricos, possuírem poderosos compostos naturais chamados limonóides, que demonstraram resultados fabulosos na destruição de determinadas células cancerosas.

O estudo americano detectou que os limonóides tinham como alvo as células de neuroblastoma, responsável por aproximadamente 10% de todos os casos de câncer infantil, e as imobilizavam. As células de neuroblastoma geralmente criam um tipo de tumor sólido no pescoço, no tórax, na medula espinhal ou na glândula adrenal.

Os pesquisadores afirmam que o que torna esta descoberta tão promissora é a questão de não somente deter o câncer, mas também pelo fato de os limonóides aparentemente não produzirem efeitos colaterais.

Comunicaram que os flavanóides, também presentes nas frutas cítricas, juntamente com os limonóides (pigmentos e nutrientes, responsáveis pela cor e pelo sabor da fruta), são benéficos no combate ao câncer nestas três formas: impedem que se forme, retardam o crescimento do câncer já existente, ou agem na destruição das células cancerosas.

Durante os testes de laboratório descobriu-se que as células de neuroblastoma ficavam inoperantes após apenas dois dias, com apenas 5, 10 e 50 micromols de limonóides. Um micromol é equivalente a uma minúscula partícula, de pele, por exemplo.

Alguns dos limonóides foram mais eficazes que outros, mas todos tiveram o potencial de destruição das células cancerosas. Estas quantidades de limonóides podem facilmente ser encontradas em um copo de suco de laranja ou de grapefruit.

"Agora que sabemos que as células cancerosas podem ser destruídas em um período tão curto, precisamos encontrar as razões desta vulnerabilidade, e explorá-las. É possível que, finalmente, possamos dar aos pacientes um coquetel oral de limonóides numa concentração suficiente para combater o câncer", registraram os pesquisadores em seus estudos.

Newkerala - Health News - Índia, 1 de dezembro de 2004 (tradução e adaptação: Gilmar Missorici, ënfase ass. & com.)

Data Edição: 07/12/04    
Fonte: Laranja Brasil Â