Fundecitrus- Mentiras e farsas em vídeo tape.

31/03/2008

Neste sábado (29/03/2008), no programa da Globo, Caminhos da Roça, foi veiculada uma matéria que procura justificar as mudanças impostas pela indústria ao Fundecitrus.

A matéria, baseada apenas nas informações do Fundecitrus e da FAESP, que, subordinada aos interesses da indústria, faz o papel de representante dos citricultores nesta farsa que seria cômica se não fosse trágica, contém inúmeras inverdades:

-Ao contrário do que foi divulgado, o “centro de estudos ligado à USP”, o Pensa, já desgastado devido ao seu envolvimento com a indústria, afirma que:

- a proposta não é do Pensa.

-os produtores não apóiam a proposta de modificação.

-Não há estudo nenhum que indique que a proposta mais justa é a contribuição por pé de laranja.

-Que outros setores da cadeia produtiva contribuirão.

-Que haverá maior democratização e transparência.

A realidade é que a indústria, que deveria contribuir com 50% dos recursos do fundo, já, há vários anos alterou unilateralmente e mantém em segredo a forma como aportam os recursos ao fundo e não permite que nem o conselho fiscal fique sabendo se as contribuições recolhidas dos citricultores estão sendo repassadas ao fundo!

No dia 27/3, os membros do conselho do Fundecitrus, cujos nomes não constam do site, reuniram-se para validar as decisões tomadas “pelos donos do fundo” e aceitaram a proposta do Pensa para manter por mais dois anos a forma de contribuição atual. Ao contrário do que os dirigentes do fundo querem fazer crer, a proposta de mudança foi muito mal recebida e muitos citricultores já comunicaram sua insatisfação enviando carta proibindo que a indústria faça o desconto da contribuição ao Fundecitrus.

Todo sabe que a indústria vem usando os recursos do Fundecitrus em benefício próprio, contra os citricultores e de forma pouco transparente.

A Associtrus volta a recomendar aos citricultores que não contribuam com o Fundecitrus enquanto ele estiver nas mãos da indústria e de seus apaniguados.

 

Flávio Viegas

Presidente da ASSOCITRUS

Â