Colhedores estão em situação de penúria.

13/08/2008

Reivindicado o reinício da colheita

 

Representantes dos citricultores e dos trabalhadores rurais pedem  providencias  ao Ministério Público do Trabalho de Araraquara.  

Representantes dos citricultores (Associtrus), dos trabalhadores rurais (Feraesp), de sindicatos rurais e das indústrias Citrovita, Cutrale, Fischer e Coimbra se reuniram na sede do Ministério do Trabalho em Araraquara, na última segunda-feira (11/8). Na ocasião, os presidentes da Associtrus e da Feraesp, Flávio Viegas e Élio Neves, denunciaram a situação precária dos colhedores em função da paralisação da colheita da laranja pela indústria. Élio Neves estima que, em todo o Estado, haja mais de 20 mil colhedores parados, dependendo da doação de cestas básicas para sobreviver, e reivindica a retomada do trabalho e o pagamento integral dos dias parados.

O presidente da Associtrus esclarece que a interrupção da colheita é determinada pela indústria, que não tem um cronograma de colheita no início da safra e paralisa o trabalho de forma parcial ou total sem qualquer informação prévia ou negociação. Viegas denuncia o baixo preço pago pela indústria pela laranja, R$ 6 a caixa de 40,8 kg, quando o custo estimado pela Conab é de R$ 14,53, o que coloca os citricultores em desespero por conta de não terem como arcar sequer com os custos de produção. Os citricultores reivindicam a elaboração de um cronograma de colheita e que a indústria assuma a atividade considerando que ela compõe parte do processo produtivo do suco de laranja. Os advogados representantes das indústrias negaram que as fábricas estejam paradas. Somente a Fischer indicou que sua unidade de Matão será paralisada por três meses por falta de fruta para moagem.

O mediador do Ministério Público do Trabalho sugeriu que as indústrias elaborem um cronograma de colheita e que produtores e indústrias avaliem a retomada da colheita e o pagamento dos dias parados, observando o salário mínimo estadual. A continuidade da reunião ficou agendada para o dia 14 de outubro, às 14h30, na sede da Superintendência Regional do Trabalho, em Araraquara.

 

Associtrus

Â