Evento em Brasília discute inovação no agronegócio

27/04/2010
Semana Sebrae do Agronegócio 2010 pretende reunir mais de 300 lideranças ligadas a projetos de pequeno porte, inovação tecnológica e acesso a serviços financeiros

Brasília - Apresentar e discutir experiências bem sucedidas que transformaram o agronegócio numa das principais fontes de riqueza para o país. Esses são alguns dos objetivos da Semana Sebrae do Agronegócio 2010, que será realizada de 4 a 6 de maio, em Brasília. O evento é direcionado exclusivamente para lideranças do setor, cooperativas, colaboradores do Sebrae e parceiros institucionais.

Os organizadores esperam reunir mais de 300 lideranças. A abertura do evento contará com a participação da diretoria executiva do Sebrae e de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O agronegócio é responsável por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, e cerca de 70% da oferta de alimentos no mercado interno é produzida por pequenas propriedades rurais. “A competição internacional levou o mundo do agronegócio a substituir práticas antiquadas por novas tecnologias, inclusive na pequena produção”, explica o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim.

Consciente dessa nova realidade, o Sebrae consolidou, no início deste ano, a proposta de realizar o evento envolvendo quatro áreas estratégicas da instituição: atendimento coletivo - agronegócios, acesso a serviços financeiros, inovação, tecnologia e acesso a mercados.

As quatro áreas desenvolvem, há algum tempo, ações integradas. Em 2009, após a realização de vários trabalhos conjuntos, definiu-se que no seminário deste ano entrariam na pauta, além da questão da inovação, discussões sobre mercado e serviços financeiros.

O agronegócio é um setor importante para a economia brasileira e conta com a adesão de muitos pequenos negócios. Todos os temas que serão tratados no evento, com enfoque na inovação, são fundamentais para um bom desempenho no mercado, em especial da agricultura familiar, afirma o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, Alexandre Guerra.

De acordo com a coordenadora do evento no Sebrae, Newman Costa, serão apresentadas várias experiências exitosas com diferentes características. Vamos ter, por exemplo, o depoimento do diretor de relações institucionais do Grupo Pão de Açúcar, Márcio Milan, sobre o tema inovação em seus produtos. Também teremos depoimentos de produtores que inovaram para ganhar mercado e uniram-se em uma central própria de distribuição, afirma.

Os temas inovação e agronegócio vão estar presentes em todas as apresentações. É um ciclo. O mercado precisa de inovação, e os serviços financeiros são o complemento que possibilita a inovação chegar ao mercado, enfatiza Magaly Albuquerque, gerente adjunta da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae.

Entre as palestras do tema inovação, Magaly cita o caso da mandiocultura do Paraná. A mandioca, que acostumamos a comer cozida ou frita, já pode ser consumida na forma de chips. Eles transformaram a raiz em um produto mais sofisticado para o mercado. Também serão apresentados os casos do pequi de Minas Gerais, o Shopping do Agricultor de Mato Grosso, a Fazenda Orgânica do Rio de Janeiro e a Fazenda Malunga do Distrito Federal, que é uma associação de produtores orgânicos.

Serviço:
Semana Sebrae do Agronegócio 2010 4 a 6 de maio, Edifício Brasil 21, Brasília (DF)

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Autor: Regina Xeyla