Nova América vende empresa de suco pronto.

13/09/2007
O Grupo Nova América, dono do açúcar União, vendeu a Beba Brasil para a General Brands, empresa nacional que fabrica o suco Camp. O negócio, segundo fontes do setor, é avaliado em cerca de R$ 30 milhões. A empresa fabrica e envasa sucos prontos para beber, além de terceirizar a produção para empresas como Nestlé, Fazenda Bela Vista e os varejistas Wal-Mart, Bompreço e Carrefour. A marca de sucos de laranja natural Fast Fruit foi a única que ficou de fora da negociação. Todo o resto, incluindo as outras duas marcas próprias da Beba Brasil - Top Fruit e Soprati -, equipamentos de envase e contratos de terceirização passam às mãos da General Brands. O Grupo Nova América vendeu a divisão porque quer se focar nas áreas sucroalcooleira e cítrica. A operação de citros da Nova América - que inclui plantação de 3 mil hectares de laranja e fabricação e exportação de suco concentrado - não faz parte do negócio. Controlado pela família Rezende Barbosa, o Grupo Nova América, opera atualmente em três grandes frentes: açúcar e álcool - com duas usinas em operação e outros dois novos projetos em andamento - pecuária de corte e leiteira (com gado bovino no Mato Grosso do Sul e no Paraguai) e laranja. A General Brands - empresa com faturamento de R$ 100 milhões anuais – ingressou no mercado de sucos prontos para beber no início deste ano. O Camp Néctar, como foi batizado, já vinha sendo produzido pela Beba Brasil. A General Brands nasceu há dez anos produzindo o suco em pó Camp e atualmente fabrica as marcas próprias desse produto para o Carrefour e Wal-Mart. Também produz gomas de mascar, gelatina e granulados de chocolate. O mercado de sucos prontos é um dos mais movimentados do setor de bebidas. Está vivendo uma grande reviravolta nos últimos dois anos - principalmente após a entrada da Coca-Cola, que comprou a capixaba Mais e rebatizou a marca de Minute Maid Mais. Nas mãos da Coca, Minute Maid saiu de uma participação de mercado de 6,9% para 9,5% no último ano. A Del Valle continua na liderança, com 16,7% em volume, mas tem perdido participação. No fim do ano passado, a empresa foi comprada no México pela Coca-Cola e pela Femsa. A aquisição, que foi aprovada com restrições pelo órgão antitruste do México, está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Entre 2002 e 2006, o mercado de sucos prontos cresceu 72,8% em volume e 133% em valor, segundo dados Nielsen. O faturamento do segmento foi de R$ 1 bi em 2006, com a venda de 300 mil toneladas de produto. Fonte: Valor Econômico