Sucos: Cresce consumo de prontos e cai o de naturais

14/04/2008

Sucos: cresce consumo de prontos e cai o de naturais

Publicado em 11/04/2008

 

O que os brasileiros andam bebendo mais? O que estão deixando de tomar? Para responder a essas perguntas e também avaliar a quantas anda o consumo de café no País, a TNS InterScience conduziu uma pesquisa nacional no fim do ano passado, com mais de 2 mil pessoas. Essa foi a 5ª edição do estudo Tendências do Consumo de Café.

Dois fenômenos se destacam quando se compara o consumo de determinadas bebidas em 2003 e, agora, em 2007, são conveniência e aumento do poder aquisitivo da população. Para se ter uma idéia, em 2003, 83% dos entrevistados tomavam sucos naturais, índice que caiu para 72% no ano passado. Enquanto isso, a penetração dos sucos prontos subiu de 36% para 43% no mesmo período.

Quer outro exemplo? O leite estava presente na rotina de 86% dos brasileiros em 2003, mas hoje faz parte da dieta de somente 81%. Já o achocolatado, que não deixa de ser leite, mas já vem misturado ao chocolate, subiu de 40% para 51% de penetração em 4 anos. Em ambos os casos, tanto a praticidade quanto a elevação da renda das classes B e C foram fatores essenciais para a mudança de hábito.

Outro movimento importante é o crescimento de segmentos praticamente inexistentes em 2003, como o de água de coco, que era consumida por 0,5% da população em 2003 e hoje já freqüenta a lista de compras de 37% dos brasileiros. Da mesma forma, os sucos a base de soja passaram de 6% para 16% de penetração.

Apesar dessas tendências, a pesquisa mostra que as principais bebidas presentes no dia-a-dia dos consumidores brasileiros ainda são, pela ordem, água, café, refrigerante e leite. O café continua em alta no País, apesar de 5% dos entrevistados terem abandonado a bebida no ano passado.

 

Autor: Revista Cafeicultura. Revisado por Carlos Cogo Consultoria/Sanicitrus

Crédito: 11.04.08