10/08/2009
Desde 1968 os trabalhos dos estudiosos dos agroneg?cios liderados por Ray Goldberd sugerem que o tema central do agribusiness n?o ? o a produ??o de gr?os e de outras commodities, mas sim o tema da coordena??o de sistemas de produ??o complexos. Seja a soja, seja a cana, sejam as hortali?as, toda a agricultura e seus respectivos SAGs buscam novas formas de organiza??o que deem destaque ? coordena??o refinada.
Mecanismos de negocia??o e adequa??o do sistema legal, mecanismos de transpar?ncia da informa??o refletidos na nova ind?stria de certifica?es, alian?as estrat?gicas s?o indicadores do novo paradigma. Enquanto pelo mundo afora novos sistemas de coordena??o compartilhada s?o desenhados, no Brasil ainda debatemos na Justi?a as quebras dos contratos, a inadimpl?ncia recursiva de muitos frigor?ficos e a falta de vis?o da ind?stria citr?cola que vem desestruturando paulatinamente a capacidade de suprimento dos agricultores.
No mundo do agroneg?cio atual, criar valor depende de coordena??o e coopera??o. N?o ? tarefa f?cil. Uma vez gerado o valor, o segundo desafio ? distribu?-lo entre os atores da cadeia produtiva que cooperaram para a produ??o. ? bom que as ind?strias processadoras e os supermercados rapidamente compreendam essa realidade, pois n?o faz?-lo ? desperdi?ar valor.
*Decio Zylbersztajn, engenheiro agr?nomo, professor titular da FEA-USP, ? presidente do Conselho do Pensa, Centro de Conhecimento em Agroneg?cios