- Domingo 28 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Monte Azul se mobiliza para a melhora na citricultura

20/08/2009

 

Na pr?xima quarta-feira (19), ?s 19h30, no Sal?o do Centen?rio ? rua Angelo Sasso -, acontecer? reuni?o para discutir a citricultura. O convite ? aberto para todos. ?O setor citr?cola est? passa por dif?cil situa??o e envolve toda a cadeia, como com?rcio e empresas. V?rios assuntos ser?o debatidos e entidades tamb?m podem participar. ? uma situa??o que depende de todos.?, explica o agr?nomo Emerson Fachini, consultor em irriga??o.

 

Entidades, como sindicatos, Acimap, Coopercitrus, Hospital Senhor Bom Jesus aderiram ? causa e h? tr?s semanas se re?nem para levantar os problemas e solu?es da citricultura de Monte Azul. Com a reuni?o na pr?xima semana, as novas ideias far?o parte de uma carta que ser? enviada ? Bras?lia, em 25 de agosto. ?J? temos reivindica?es que ser?o expostas na reuni?o para que o movimento seja mais forte. Tentamos fazer com que Monte Azul seja um projeto piloto. A inten??o ? mudar o setor para estimular consumo e unir os produtores para que consigam mais for?a nas reivindica?es?, adianta Fachini.

 

O grupo tamb?m aguarda a autoriza??o do DER (Depto. de Estradas de Rodagem) e da Pol?cia Rodovi?ria para manifesta??o de citricultores, dia 24, ?s 16h. Provavelmente ser? no trevo de Monte Azul, na rodovia Armando de Salles Oliveira. Os participantes estar?o com faixas. Ser?o entregues panfletos e sucos de laranja para os motoristas. ?A ideia ? mostrar que Monte Azul inteira est? mobilizada com o setor citr?cola. Ser? uma manifesta??o pac?fica para estimular o consumo de suco e fazer com que observem a import?ncia do setor na regi?o?, comenta Fachini.

 

Monte Azul j? chegou a ter 12 mil hectares de citros, segundo Jurandir Assad Neto, presidente do ATDA (Aporte T?cnico para Desenvolvimento Agr?cola). Hoje, s?o 9 mil hectares de citros na regi?o, sendo 4,5 mil em Monte Azul. ?Caiu muito e a tend?ncia ? diminuir. A uni?o, com certeza, ? a solu??o, atrav?s de associa?es comerciais. A ideia seria fazer uma associa??o de citricultores municipal, a? se formar uma associa??o que se levantariam os problemas e as solu?es municipal, estadual e federal?, opina o agr?nomo.

 

Agende ? Em 25 de agosto (ter?a-feira), citricultores ir?o ? Bras?lia para audi?ncia na Comiss?o de Assuntos Econ?micos do Senado, que pretende discutir a carteliza??o do setor, motivo de dur?ssimos embates. O interessado deve procurar o Sindicato Rural para confirmar presen?a.

 

Alini Fuloni 

 

Fonte: Jornal  A Cidade, Monte Azul Paulista

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 948
Total: 3.924.874
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/