- Domingo 28 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fraternidade para corrigir excessos do capitalismo

03/09/2009

Yukio Hatoyama*


A atual crise financeira e suas repercuss?es nos obrigaram a atentar para essa realidade. Como poderemos p?r fim ao fundamentalismo de mercado irrestrito e ao capitalismo financeiro carente de moral e modera??o para proteger nossos cidad?os?

Precisamos voltar ? ideia de fraternidade como uma for?a capaz de diminuir o perigo inerente da liberdade. Ela deve ser a b?ssola para determinar nossa dire??o pol?tica. A fraternidade ? um princ?pio que almeja a corrigir os excessos do capitalismo e a acomodar as pr?ticas econ?micas locais promovidas por nossas tradi?es.

A crise econ?mica resultou de uma maneira de pensar com base no princ?pio de que o livre mercado ao estilo americano representa uma ordem econ?mica universal e ideal - e todos os pa?ses deveriam modificar suas tradi?es para se alinhar aos padr?es globais.

No Jap?o, alguns defenderam a ado??o ativa do globalismo e apoiaram que tudo fosse deixado aos ditames do mercado. ? assim desde o governo do primeiro-ministro Junichiro Koizumi (2001-06), do Partido Liberal Democr?tico (PLD).

Mas n?s, do Partido Democr?tico do Jap?o (PDJ), sempre acreditamos que se deveria ampliar a rede de seguran?a social e proteger nossas atividades econ?micas tradicionais.

Pelo princ?pio da fraternidade, n?o adotar?amos pol?ticas que deixam ? merc? das mar?s da globaliza??o as atividade em ?reas relacionadas com a vida e a seguran?a humanas, como agricultura, meio ambiente e medicina.

Nossa responsabilidade como pol?ticos ? reorientar a sociedade para os valores n?o econ?micos. Precisamos levar em conta a natureza, os sistemas de sa?de, bem-estar social, educa??o, a diminui??o das disparidades de riqueza. Isso ? necess?rio para criar um ambiente em que cada cidad?o seja capaz de buscar a felicidade.

INTEGRA??O REGIONAL

Outro objetivo nacional que emerge do conceito de fraternidade ? a cria??o de uma comunidade do Leste Asi?tico. Evidentemente, o pacto de seguran?a Jap?o-EUA continuar? fundamental. Mas n?o podemos esquecer nossa identidade como na??o do leste da ?sia, regi?o que est? mostrando vitalidade em seu crescimento econ?mico e la?os m?tuos.

A crise financeira sugere que a era do unilateralismo americano chegou ao fim. Ela tamb?m trouxe d?vidas sobre a perman?ncia do d?lar como moeda global. Mas hoje n?o existe um pa?s sozinho preparado para substituir os EUA, nem uma moeda para substituir o d?lar.

Temos de construir estruturas para a coopera??o internacional, superando disputas e o nacionalismo, e trilhar um caminho para a seguran?a e a colabora??o econ?mica regrada.

Diferentemente da Europa, os pa?ses de nossa regi?o diferem no tamanho de suas popula?es, est?gios de desenvolvimento e sistemas pol?ticos. Mas se uma integra??o econ?mica n?o ? alcan??vel no curto prazo, n?o devemos poupar esfor?os para promover avan?os na quest?o no longo prazo.

Em raz?o dos conflitos hist?ricos e culturais, reconhecemos que h? numerosas disputas pol?ticas. Mas os problemas de aumento da militariza??o e disputas territoriais n?o podem ser resolvidos por negocia?es bilaterais entre, por exemplo, Jap?o e Coreia do Sul, ou Jap?o e China.

A experi?ncia da Uni?o Europeia nos mostra como a integra??o regional pode desarmar disputas territoriais. Acredito que a integra??o e a seguran?a coletiva na regi?o ?sia-Pac?fico ? o caminho que devemos trilhar para realizar os princ?pios de pacifismo e coopera??o multilateral defendidos pela Constitui??o japonesa.

*Yukio Hatoyama ? presidente do Partido Democr?tico do Jap?o

 

Estad?o 30/8/09


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 948
Total: 3.924.874
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/