- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cutrale é multada pela sexta vez por poluição!

16/09/2009

Associa??o denuncia problemas na ?gua do Ribeir?o do Ouro

Moradores do Bairro dos Machados e adjac?ncias entregam abaixo-assinado ? Cetesb e MP



A Associa??o de Amigos do Bairro dos Machados protocolou na Companhia Ambiental do Estado de S?o Paulo (Cetesb) e no Minist?rio P?blico do Meio Ambiente abaixo-assinado com 450 assinaturas de moradores de quatro bairros (Machados, Campus Ville, Jardim Tamoio e Jardim Santa L?cia), solicitando provid?ncias quanto a epis?dios de odor e colora??o escura da ?gua do Ribeir?o do Ouro, em um trecho localizado pr?ximo a esta??o de tratamento de esgotos da Cutrale, no km 1 da rodovia Comandante Jo?o Ribeiro de Barros (SP-255).

Segundo Martinho Baptista C?mara, presidente da associa??o, ?os moradores desses quatro bairros s?o os mais prejudicados; a sujeira sai de um cano e a ?gua fica escura, com muita espuma e um mau cheiro muito forte. Os despejos n?o seguem uma rotina; j? tiramos fotos de um que ocorreu no domingo, dia 30 de agosto, ap?s as 16 horas?, relata. ?J? pedimos provid?ncias anteriormente, mas at? agora, o problema n?o foi resolvido.?

Cetesb


Consultado pela reportagem da Tribuna sobre o assunto, Jorge Guimar?es, gerente regional da Cetesb, explica que ?uma esta??o de tratamento de esgoto n?o pode emitir subst?ncias odor?feras a ponto de incomodar os moradores dos bairros vizinhos, os mais afetados em epis?dios cr?ticos?. Segundo ele, ?nesses casos, s?o aplicadas penalidades, mas sem perder de vista que ? poss?vel se adequar o sistema de tratamento, mesmo quando o odor n?o ? minimizado a ponto de zerar as reclama?es da comunidade?.

Guimar?es afirma que a cor escura do efluente n?o caracteriza polui??o, mas sim a carga org?nica existente. ?A efici?ncia de remo??o da carga org?nica do sistema da Cutrale ? da ordem de 95% a 99%. A Cetesb exige 80% de remo??o?, diz. Quanto ? espuma, o gerente da Cetesb declara que esta ? causada pela soda (hidr?xido de s?dio) utilizada no tratamento de efluentes. ?A soda, por mais que seja consumida no sistema de tratamento, sempre deixa um residual que causa espumas, mas isso n?o influencia na qualidade da ?gua?, aponta.

De acordo com Guimar?es, o problema com rela??o aos odores acontece porque ?a Cutrale implantou melhorias no sistema de tratamento de esgotos, objetivando melhorar a qualidade do efluente final; essas melhorias (implanta??o de sistema aer?bio de tratamento, ou seja, com presen?a de oxig?nio), apresentam uma melhor qualidade do que o anterior (anaer?bio, sem oxig?nio), mas o sistema, que foi adaptado por exig?ncia da Cetesb, apresenta um problema, que ? a emiss?o de odores?.

Comunidade

Ele enfatiza que ?a comunidade tem a prioridade e sempre quando houver reclama??o, a Cetesb executa as a?es de controle ambiental, como a aplica??o de multas. A empresa est? com uma consultoria e vem estudando solu?es para atender ?s exig?ncias em rela??o a todos os odores emitidos. Tenho resultados de melhorias, pois n?o h? odor cont?nuo, mas sim epis?dios cr?ticos. Para que esses epis?dios n?o ocorram, a Cetesb est? sendo rigorosa com a empresa?.

Empresa j? foi multada

2007 a 2009, somando-se todas as penalidades aplicadas, a Cutrale foi multada em 14.252 Ufesps. Considerando o valor atual de 1 Ufesp (R$ 15,85), o valor ? equivalente a cerca de R$ 226 mil. A multa para emiss?o de odores ? de 250 Ufesps e dobra progressivamente em caso de reincid?ncias.

Classifica??o

2001, a cada seis a oito meses, coleta da ?gua do Ribeir?o do Ouro; os dados hist?ricos mostram que, de forma geral, a qualidade da ?gua melhorou?.

?N?o h? solu??o est?tica, mas sim melhorias cont?nuas no controle de polui??o ambiental. O processo produtivo n?o deve gerar inc?modos para a comunidade. Isso se chama desenvolvimento sustent?vel. A Cetesb agradece ? comunidade, vai responder ao abaixo-assinado e tamb?m ao Minist?rio P?blico do Meio Ambiente?, finaliza Guimar?es.

Tribuna Impressa

15/9/2009


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1129
Total: 3.926.007
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/