- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Mais agropecuária para mais indústria

01/02/2010

Roberto Rodrigues

O setor agropecu?rio est? por tr?s da monumental revolu??o industrial que o Brasil vem experimentando

 

 

DE VEZ em quando, voltam a circular pela m?dia reportagens e coment?rios criticando o modelo brasileiro de exporta?es de produtos prim?rios (min?rios e commodities agr?colas), com o procedente argumento de que dever?amos ampliar a participa??o dos servi?os e produtos industrializados, que t?m valor agregado muito maior. Ningu?m deseja que o Brasil seja eternamente um pa?s agr?cola apenas. Qualquer pessoa sonha com a gera??o de empregos qualificados na ind?stria e no setor de servi?os, com renda melhor para a massa trabalhadora. Mas esses itens n?o s?o excludentes. Ao contr?rio, complementam-se.
O aumento da ?rea plantada e da produ??o agropecu?ria demandam, por exemplo, mais m?quinas e implementos agr?colas (tratores, arados, grades, subsoladores, sulcadores, retroescavadeiras, aparelhos de irriga??o, carretas, cultivadores, plantadeiras, calcareadeiras, ro?adeiras, colhedeiras, caminh?es, vag?es, locomotivas, trilhos), e tudo isso exige uma siderurgia moderna e eficiente; tamb?m demandam mais sementes, corretivos, defensivos, fertilizantes, e isso exige tecnologia e uma ind?stria de insumos competitiva; demandam armaz?ns e silos, transporte multimodal, portos, sistemas de transbordo, o que exige uma constru??o civil avan?ada, escrit?rios de log?stica super qualificados e estruturados, bem como a produ??o e distribui??o adequada de energia e uma moderna rede de comunica??o e informa??o. Tudo isso ? ind?stria.
Por outro lado, a crescente produ??o da mat?ria-prima agr?cola a pre?os competitivos com o resto do mundo d? margem ao explosivo aumento da ind?stria de alimentos, que, ali?s, foi um dos setores que mais evolu?ram em nosso pa?s. E n?o s? de alimentos mas tamb?m de roupas e cal?ados, instrumentalizando a ind?stria da moda. E a de agroenergia, barateando os custos dos combust?veis e reduzindo as emiss?es de CO2. E ? claro que no entorno de todo esse imenso aparato industrial que depende diretamente da produ??o agropecu?ria -e que comp?e o Agroneg?cio- ainda vem a ind?stria de eletrodom?sticos (geladeiras, fog?es, micro-ondas, liquidificadores, batedeiras, centr?fugas) e a de pratos, copos, toalhas de mesa, talheres e tantos mais. Sem esquecer ainda da poderosa ind?stria de embalagens... Portanto, o setor agropecu?rio est? por tr?s da monumental revolu??o industrial que o Brasil vem experimentando. Tanto ? verdade que a participa??o do Agroneg?cio no PIB do pa?s vem diminuindo: passou de 28,4%, em 1994, para 26,4% em 2008, embora o valor absoluto tenha crescido de R$ 555,8 milh?es para R$ 764,5 milh?es no mesmo per?odo, a valores de 2008, segundo os dados do Cepea/USP.
E mais do que isso: o FAO mesmo explica que at? 2050 o mundo precisa ampliar em 70% a sua produ??o de produtos agr?colas para alimentar e vestir a popula??o exponencialmente crescente, em especial nos pa?ses em desenvolvimento. E todo mundo sabe que as ?reas para este crescimento est?o na Am?rica do Sul e na ?frica Subsaariana. Mas todo investidor sabe que o Brasil ? o pa?s que det?m a melhor condi??o de atender essa demanda, pela disponibilidade de terra, pela eficiente tecnologia agr?cola tropical e por ter um agricultor altamente capacitado. Seguramente, o aumento das exporta?es agr?colas ajudar? a industrializar ainda mais o nosso pa?s.

rr.ceres@uol.com.br

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 607
Total: 3.925.485
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/