- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Saúde +


Os benefcios de frutas ctricas para a sade

04/11/2006

08/11/2005 Segundo a recomenda??o da OMS (Organiza??o Mundial de Sa?de) de 2001, todo o indiv?duo deve ingerir de 400 gramas a 800 gramas de frutas, verduras e legumes por dia. Apesar de parecer uma recomenda??o imposs?vel, pode ter certeza que ? vi?vel: basta incluir uma fruta no caf? da manh?, uma salada ou verdura cozida no almo?o e jantar, uma fruta na sobremesa e/ou uma fruta no lanche da tarde. A ingest?o de frutas verduras e legumes est? fortemente relacionada ? redu??o do risco de doen?as cr?nicas n?o transmiss?veis, principalmente doen?as cardiovasculares. Alguns estudos t?m apontado que os flavon?ides c?tricos --presentes, por exemplo, na laranjas-- est?o envolvidos de forma positiva no metabolismo dos lip?dios, ou seja, podem auxiliar na redu??o dos mesmos. No Brasil, a pesquisadora Thais Borges C?sar, da Faculdade de Ci?ncia Farmac?uticas de Araraquara (UNESP), tem obtidos resultado positivos entre a ingest?o de suco de laranja e melhora no perfil lip?dio de homens e mulheres adultas. O benef?cio do consumo de laranjas ou suco de laranja/tangerina pode ser entendido por esse grupo de alimentos conter as flavanonas c?tricas, que apresentam uma mistura de flavon?ides contendo hesperidina e naringenina. A inclus?o na dieta de suco de laranja pode ser uma boa medida para auxiliar na redu??o do risco ou mesmo no tratamento, entretanto, esta medida n?o dispensa de forma alguma o tratamento e acompanhamento m?dico, bem como uma dieta equilibrada. A quest?o ? que voc? deve incluir esse grupo de alimento em seu card?pio. Al?m das flavanonas, esses alimentos s?o excelentes fonte de vitamina C, beta-caroteno, fibra sol?vel e pot?ssio, entre outros. No entanto, lembre das calorias: cada copo (250 ml) de suco de laranja apresenta aproximadamente 150 Kcal.

Boa semana e muita sa?de!

Andrea Galante ? mestre e doutoranda em Nutri??o Humana Aplicada pela USP, e presidente da Associa??o Brasileira de Nutri??o.

Fonte: Folha Online


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 216
Total: 3.917.658
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/