- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Saúde +


O suco de laranja e seus benefícios para a saúde

04/01/2009

O suco de laranja ? uma bebida que faz parte do h?bito alimentar no Brasil e em outros pa?ses, sendo consumido normalmente no caf? da manh? e outras refei?es. Al?m de saboroso, ? rico em vitamina C e importantes nutrientes, como o ?cido f?lico, pot?ssio e os flavon?ides c?tricos, que n?o propriamente considerados como nutrientes, mas sim como fitoqu?micos. Embora eles n?o sejam essenciais na alimenta??o, tem sido mostrado em diversos estudos recentes que os flavon?ides protegem contra o c?ncer e as doen?as cardiovasculares. Devido a estas propriedades que ajudam na manuten??o da sa?de, o consumo regular de alimentos ricos em flavon?ides tem sido recomendado, como por exemplo o vinho e o suco de uva.

Uma das importantes fun?es que os flavon?ides podem exercer no organismo est? relacionada ? altera??o da lipoprote?na de baixa densidade (LDL-colesterol), popularmente conhecida como ?colesterol ruim?.

A LDL faz o transporte do colesterol e de outras gorduras para os tecidos e ?rg?os e, por vezes, pode ser oxidada (transformada) por outras mol?culas, chamada de radicais livres. Quando isso acontece, a LDL realmente se torna uma lipoprote?na ?ruim?, porque ? na forma oxidada que ela come?a a se acumular na parede das art?rias, inclusive nas coron?rias do cora??o, e dificultar o fluxo de sangue. Estudos anteriores observaram propriedades antioxidantes dos flavon?ides e que impedem a oxida??o da LDL.

A partir do in?cio desta d?cada, v?rios estudos observaram que o suco de laranja tamb?m possu?a quantidades elevadas de flavon?ides, bem maiores que o vinho tinto. Al?m dessa grande vantagem, o suco de laranja tamb?m apresenta vitaminas hidrossol?veis, como a vitamina C e o ?cido f?lico que t?m propriedades antioxidantes e atuam de forma conjunta com os flavon?ides.

Em outubro de 2007 foi defendida a Tese de Doutorado de Nancy Preising Aptekmann S. Bonif?cio, do Departamento de Alimentos e Nutri??o da Faculdade de Ci?ncias Farmac?uticas da UNESP de Araraquara, justamente sobre os efeitos do consumo do suco de laranja nos lip?dios do sangue. Houve uma compara??o entre pessoas que n?o ingeriam suco e pessoas que ingeriam pelo menos 250 mL todos os dias durante aproximadamente um ano.

Entre os resultados que se destacaram no estudo estava a menor concentra??o de colesterol total naqueles que ingeriam suco: ?10% naqueles que tinham colesterol normal e ? 3% naqueles que tinham colesterol alto.

A concentra??o da LDL-colesterol tamb?m foi menor naqueles que ingeriam suco: ? 15% naqueles que tinham LDL-colesterol normal e ?13% naqueles que tinham LDL-colesterol alto.

A pesquisadora observou tamb?m que, na medida em que aumentava o consumo de suco, a redu??o do colesterol total e da LDL-colesterol era ainda maior.

Recentemente, Nancy, pesquisadora da UNESP e tamb?m professora da UNIESPTaquaritinga, investigou durante tr?s meses, os resultados da ingest?o di?ria de meio litro de suco de laranja associado ? pr?tica de exerc?cio f?sico, em um grupo de 26 mulheres, com idades entre 20 e 60 anos.

Ap?s o per?odo, foi constatado aumento nos n?veis de colesterol bom (HDL), al?m da diminui??o do colesterol ruim (LDL) no sangue destas mulheres.

Segundo Nancy ?ao aumentar o colesterol bom, o indiv?duo fica mais protegido contra doen?as ateroscler?ticas, ligadas ao entupimento de art?rias card?acas?.

?As lipoprote?nas HDL limpam o colesterol que ? depositado nas art?rias. Quanto maior a concentra??o de HDL na corrente sang??nea, menor o risco de formar placas gordurosas, que podem levar o indiv?duo a ter infarto do mioc?rdio?, explica.

Um terceiro estudo da pesquisadora, em homens, com idade de 20 a 60 anos, que consumiam habitualmente e diariamente o suco de laranja, por um per?odo de um ano. Foi verificado que na medida, que aumentava o consumo de suco de laranja, a press?o arterial era menor.

Estes resultados foram atribu?dos aos nutrientes e subst?ncias do suco de laranja que ajudaram a controlar a press?o arterial destes homens. Segundo a pesquisadora, a intera??o ou sinergismo dos componentes do suco de laranja s?o os respons?veis pelos efeitos ben?ficos ? sa?de. Principalmente a dois flavon?ides c?tricos presentes na fruta a hesperidina e a naringenina, que provavelmente influenciam diretamente a sa?de cardiovascular, ajudando a manter n?veis desej?veis de colesterol de HDL, LDL e press?o arterial, afirma Nancy.

Profa. Dra. Nancy Preising A. Bonif?cio

Pesquisadora do Grupo de Nutri??o Cl?nica da UNESP ? Araraquara.

Profa. dos Cursos de Nutri??o, Farm?cia, Educa??o F?sica e Fisioterapia ? UNIESP ?Taquaritinga.

Contato: 16-9144-1503 - nancypreising@yahoo.com.br

Divulga??o dos benef?cios do suco de laranja nos programas: Globo Rep?rter, Rede Globo, 2007; TVE do Rio de Janeiro, Programa Sem Censura da Leda Nagli, 2007; Jornal Hoje, da Rede Globo, em 2008.

Fonte: ESPA?O CITRICOLA - http://www.espacocitricola.eng.br/


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 230
Total: 3.921.032
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/