- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Saúde +


Sade - Laranja contra doenas cardiovasculares.

15/05/2008

O ideal ? manter o consumo regular de pelo menos um copo de suco por dia.

O consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de subst?ncias no organismo humano que auxiliam na prote??o contra o desenvolvimento de doen?as cardiovasculares. Mas n?o adianta consumir litros de suco de uma ?nica vez, o ideal ? manter o consumo regular de pelo menos um copo por dia.

A conclus?o foi obtida na Faculdade de Ci?ncias Farmac?uticas (FCF) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, no interior de S?o Paulo, onde pesquisadores do Grupo de Nutri??o realizaram um experimento para avaliar a rela??o entre suco de laranja e redu??o de fatores de risco associados a problemas do cora??o, como hipertens?o e colesterol elevado.

A pesquisa investigou, durante tr?s meses, os resultados da ingest?o di?ria de meio litro de suco em um grupo de 18 homens e 23 mulheres, com idades entre 30 e 60 anos. Ap?s o per?odo, foi constatado aumento nos n?veis de colesterol bom (HDL), al?m da diminui??o do colesterol ruim (LDL) e de triglic?rides (mol?culas de gordura) no sangue dos indiv?duos.

Segundo Thais Borges C?sar, professora da FCF e coordenadora do estudo, foi verificado um aumento de 17% no n?vel de HDL entre os homens e de 6% entre as mulheres. ?Ao aumentar o colesterol bom, o indiv?duo fica mais protegido contra doen?as ateroscler?ticas, ligadas ao entupimento de art?rias card?acas?, disse Thais ? Ag?ncia Fapesp. Os resultados tamb?m mostram que consumo de suco de laranja ajudou a controlar a press?o arterial das pessoas.

?As lipoprote?nas HDL limpam o colesterol que ? depositado nas art?rias. Quanto maior a concentra??o de HDL na corrente sang??nea, menor o risco de formar placas gordurosas, que podem levar o indiv?duo a ter infarto do mioc?rdio?, explica.

Segundo a pesquisadora, dois flavon?ides c?tricos presentes na fruta podem ser os compostos qu?micos respons?veis pelo efeito ben?fico. ?A hesperidina e a naringenina provavelmente influenciam diretamente o aumento do colesterol bom?, afirma Thais.

O pr?ximo passo do estudo, financiado pela Associa??o Laranja Brasil, entidade que re?ne empres?rios da agroind?stria ligada ? explora??o da fruta, ser? isolar as duas subst?ncias para analisar sua efic?cia. ?Se o papel delas for comprovado, nossa inten??o ? potencializar os efeitos desses flavon?ides c?tricos e produzir sucos enriquecidos?, diz a pesquisadora.

Fonte: Jornal de Uberaba


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1555
Total: 3.908.018
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/