- Sábado 20 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Saúde +


Sade - O suco de laranja pode ser mais saudvel do que imaginamos

30/06/2009
O suco de laranja ? uma bebida muito comum nas resid?ncias, sendo consumido normalmente no caf? da manh? e nas demais refei?es.

Al?m de saboroso, todos sabem que ? rico em vitamina C, que ? importante para manuten??o de nossos epit?lios (boca e outras cavidades internas), do col?geno (tend?es, ossos e pele) e da fun??o imune.

Sobre esse ?ltimo papel da vitamina C, algumas pessoas pensam que, em altas doses, ela pode at? evitar e curar gripes e resfriados, mas na verdade precisamos de 60 a 100 mg por dia e, doses muito elevadas (acima de 200 mg/dia) n?o trazem nenhum efeito protetor ou curativo adicional.

O que muitos n?o sabem ? que o suco de laranja cont?m al?m de vitamina C, outros importantes nutrientes. Cada 200 mL de suco fornecem 40 mg de vitamina C, 44 microg de ?cido f?lico, 190 mg de pot?ssio e 15 mg de flavon?ides.

Estes ?ltimos n?o s?o classificados como nutrientes, mas sim como fitoqu?micos e nutrac?uticos, os quais, mesmo n?o sendo essenciais ao organismo, desempenham fun?es ben?ficas.

Para que se tenha uma id?ia melhor da import?ncia dos flavon?ides, basta lembrar que passou-se a recomendar o consumo di?rio do vinho e suco de uva porque s?o bebidas ricas nestes fitoqu?micos.

Mas afinal, o que os flavon?ides do vinho e do suco de laranja podem fazer pela nossa sa?de?

O papel deles est? relacionado ? altera??o da lipoprote?na de baixa densidade (LDL-colesterol), popularmente conhecida como ?colesterol ruim?.

A LDL faz o transporte do colesterol e de outras gorduras para os tecidos e ?rg?os e, por vezes, pode ser oxidada (transformada) por outras mol?culas chamada radicais livres.

Quando isso acontece, a LDL realmente se torna ?m?, porque ? na forma oxidada que ela come?a a se acumular na parede das art?rias, inclusive nas coron?rias do cora??o, e dificultar o fluxo de sangue.

Anos atr?s descobriram a propriedade antioxidante (impede a oxida??o da LDL) dos flavon?ides e tamb?m que havia quantidade consider?vel deles no vinho e suco de uva.

Por isso, at? m?dicos passaram a recomendar o consumo di?rio de um copo de vinho, como medida preventiva para evitar a transforma??o da LDL e infartos.

A partir do in?cio desta d?cada, v?rios estudos demonstram que o suco de laranja tamb?m possu?a quantidades elevadas de flavon?ides (25 vezes mais que o vinho tinto que possui apenas 0,6 mg em cada 200 mL) e que podia ser considerado como alimento funcional (aquele que tem fun??o espec?fica de evitar uma ou mais doen?as).

Al?m dessa grande vantagem da quantidade de flavon?ides, as outras vitaminas (C e ?cido f?lico) do suco de laranja tamb?m t?m propriedades antioxidantes e atuam de forma conjunta com os flavon?ides.

Em outubro de 2007 foi defendida uma tese de doutorado do Departamento de Alimentos e Nutri??o da Faculdade de Ci?ncias Farmac?uticas da UNESP de Araraquara, justamente sobre os efeitos do consumo do suco de laranja nos lip?dios do sangue.

Houve uma compara??o entre pessoas que n?o ingeriam suco e pessoas que ingeriam pelo menos 200 mL todos os dias.

Entre os resultados que se destacaram no estudo estava a menor concentra??o de colesterol total naqueles que ingeriam suco: ?10% naqueles que tinham colesterol normal e ?3% naqueles que tinham colesterol alto.

A concentra??o da LDL-colesterol tamb?m foi menor naqueles que ingeriam suco: ?15% naqueles que tinham LDL-colesterol normal e ?13% naqueles que tinham LDL-colesterol alta. As pesquisadoras observaram tamb?m que, na medida que aumentava o consumo de suco, a redu??o do colesterol total e da LDL-colesterol era ainda maior.

Uma observa??o importante sobre esse estudo ? que o suco utilizado foi do tipo concentrado (comprado em supermercado e preparado em casa com ?gua).

H? uma diferen?a do suco natural feito no espremedor caseiro. No processo industrial a laranja ? prensada inteira e os flavon?ides, contidos principalmente na casca, ficam no suco. No preparo caseiro, como espreme-se apenas a polpa, a maior parte dos flavon?ides fica na casca e vai para o lixo.

Obviamente vinho e suco de laranja s?o bebidas diferentes e paladar n?o se discute. Por?m, o suco de laranja, al?m se ser mais rico nutricionalmente, n?o cont?m o ?lcool e as conseq??ncias danosas que ele pode provocar.
Servi?o:

Dra. Maira Tatiana Viviani
Nutri Consult - Consultoria Nutricional ? sobrepeso, obesidade, idosos, gravidez e p?s-parto
Nutricionista da Winner Academia e da Rotisseria das Dietas
Fone: 3221-9334 ou 9105-4315
e-mail: mairanutricionista@hotmail.com www.nutriconsult.blogspot.com

Prof. Dr. Jair R. Garcia J?nior
Docente do Curso de Educa??o F?sica da Unoeste
Consultor da Complet e Winner Academia
e-mail: jgjunior@unoeste.br

Fonte: http://www.sinomar.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 764
Total: 3.919.974
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/