- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Seção técnica +


BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DE CITROS

24/04/2009

Autores: Orlando Sampaio Passos, Walter dos Santos Soares Filho, Almir Pinto da Cunha Sobrinho, Ant?nio da Silva Souza, Leonardo Costa dos Santos, Leandro Santos Peixoto

Introdu??o

As atividades de introdu??o, preserva??o e caracteriza??o de germoplasma de citros s?o priorit?rias para a diversifica??o de cultivares e estudo dom comportamento das esp?cies c?tricas diferentes ecossistemas.

O Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem caracter?sticas peculiares: condi?es tipicamente tropicais (paralelo 12, latitude sul), sendo, talvez, a ?nica experi?ncia no mundo nesse tipo de ambiente.

O BAG Citros d? ?nfase ao estudo do comportamento de esp?cies e variedades adapt?veis a ambientes tropicais:

Sua ampla variedade gen?tica serve de suporte ao programa de melhoramento gen?tico de citros, cujo objetivo ? desenvolver cultivares melhor adaptadas aos tr?picos em rela??o ?s atualmente em uso.

Embora de forma restrita, os acessos t?m sido caracterizados mediante o emprego de descritores definidos pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Plant Gen?tic Resources Institute ? IPGRI.

Caracteriza??o e Avalia??o

Mediante o emprego de descritores m?nimos definidos pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e pelo Internacional Plant Genetic Resources ?Institute ? IPGRI, al?m do uso de marcadores moleculares e de t?cnicas citogen?ticas, estas baseadas em bandeamento cromoss?mico.

Avalia??o de cultivares de laranja doce e tangerina em Cruz das Almas, BA

N?vel de Utiliza??o do Acervo do BAG

Distribui??o de material b?sico de citros (mudas, borbulhas e sementes) da Embrapa Mandioca e Fruticultura para outro estados brasileiros e utiliza??o em programa de melhoramento gen?tico.

N?vel de Utiliza??o do Acervo do BAG

Distribui??o de material b?sico de citros (mudas, borbulhas e sementes) da Embrapa Mandioca e Fruticultura para outro estados brasileiros e utiliza??o em programa de melhoramento gen?tico.

EMBRAPA
Minist?ria da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento

A Tabela 1 traz informa?es sobre o n?mero de acessos atualmente dispon?vel dentro de cada esp?cie e h?drico.

Tabela 1. N?mero de acessos por esp?cies do Banco Ativo de Germoplasma de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Cruz das Almas ? BA, 2003.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 409
Total: 3.918.807
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/