- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Vdeo - Toffini denuncia cartel na Assemblia Legislativa

28/04/2010

Ex-fabricante de suco de laranja fala sobre cartel

Da Reda??o - Luciana Podiesi

Movido pelo sentimento de indigna??o e inconformismo, Dino Tofini, ex-fabricante de suco de laranja, denunciou ao jornal Folha de S. Paulo, de 15/3/2010, a exist?ncia de cartel entre as empresas de suco de laranja do Estado.

Com base na sua entrevista "Ex-fabricante de suco de laranja revela a??o de cartel", a Comiss?o de Agricultura e Pecu?ria da Assembleia decidiu convidar o ex-empres?rio para falar sobre o esquema na reuni?o desta quarta-feira, 28/4, ocorrida em car?ter informal.

Ressaltando que o cartel ? um grande empecilho ao citricultor paulista, Tofini, declarou que foi coagido a participar do esquema para n?o ficar isolado.

Atualmente, o ex-dono da CTM Citrus ? plantador de cana-de-a?car e move uma a??o contra a Cargill, empresa que comprou a CTM para, de acordo com o depoente, fech?-la em seguida. V?tima de um AVC em 1995, o ex-empres?rio declarou que participavam do esquema, por ordem de import?ncia, a Cutrale, a Citrosuco (do grupo Fischer), a Citrovita (do grupo Votorantim), a Louis Dreyfus e a CTM (sua antiga empresa, vendida ? Cargill).

A opera??o, que h? duas d?cadas gera preju?zo de bilh?es de d?lares ao Estado, ao pa?s e aos pequenos produtores de laranja, est? sendo investigada pela Secretaria de Direito Econ?mico (SDE) desde 2006, quando a Pol?cia Federal criou a Opera??o Fanta.

Para esclarecer as den?ncias de Dino Tofini e Fl?vio Viegas, presidente da Associa??o Brasileira dos Citricultores (Associtrus), os deputados Jos? Bittencourt (PDT), presidente da comiss?o, Beth Sah?o e Jos? Zico Prado, ambos do PT, Davi Zaia (PPS), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, e Luis Carlos Gondim (PPS), autor de pedido de instala??o de CPI sobre o tema, pretendem convidar representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade) para saber o que foi apurado at? o momento.

A assessoria jur?dica de Dino Tofini entregar? ? comiss?o um relat?rio sobre o esquema, que ser? anexado ao pedido de instala??o da CPI, ainda sem data para a instala??o.

Ap?s an?lise dos documentos, os parlamentares definir?o o m?todo de trabalho a ser adotado pela Comiss?o de Agricultura e pela Frente parlamentar.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 207
Total: 3.916.882
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/