- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cotação bate recorde com ameaça de novo furacão

20/10/2005
S?o Paulo e Nova York, 20 de Outubro de 2005 - Estoques baixos e a imin?ncia de um novo furac?o, o Wilma, desta vez nos laranjais da Fl?rida, levou as cota?es do suco de laranja a um novo recorde. Fechou no n?vel mais alto dos ?ltimos seis anos, com 113,5 centavos de d?lar a libra peso para os contratos com vencimento em janeiro. O pre?o ontem ultrapassou a barreira dos 112 centavos de d?lar a libra peso, que era o valor mais elevado alcan?ado desde dezembro de 1998, informou o consultor Maur?cio Mendes, do Instituto FNP. Para ele, a escassez na oferta do produto provocou a alta. O risco de os laranjais da Fl?rida serem arrasados pelo furac?o s? serviu para deixar os agentes do mercado ainda mais sens?veis ao comportamento dos pre?os.

Segundo Mendes, a valoriza??o do suco reflete uma safra de laranja menor no Brasil e ainda a lenta recupera??o dos pomares americanos, depois da passagem do furac?o Charley, em agosto de 2004.

O furac?o Wilma, que agora alcan?ou a Categoria 5, com ventos de at? 281 quil?metros por hora, est? avan?ando para o norte e est? mais pr?ximo dos laranjais, segundo a Intellicast.com. Os pre?os do suco de laranja subiram 32% no per?odo de doze meses quando a passagem de tr?s furac?es reduziu a produ??o em 38%. "Todos os laranjais do sudoeste da Fl?rida est?o sendo amea?ados", disse Ronald Oakley Jr., diretor de compra de c?tricos da Southern Gardens Citrus Co., de Clewiston, na regi?o sudoeste do Estado. "Um epis?dio como o Wilma ser? devastador para o setor", disse. A Southern Gardens tem 32.000 acres (12.950 hectares) de laranjais na Fl?rida.

Os contratos futuros de suco de laranja para entrega em novembro subiram 2,9 centavos de d?lar, ou 2,7%, para US$ 1,118 a libra-peso na Bolsa de Nova York. Os pre?os refletiram a apreens?o do mercado e tiveram uma vigorosa rea??o. Apenas nos ?ltimos dois meses subiram 5,2%.

Os furac?es que incidiram no ano passado sobre as regi?es produtoras de laranja dos Estados Unidos tamb?m danificaram alguns complexos de tanques de armazenagem. Com isso, os estoques ca?ram 30% naquele per?odo. A safra de laranja da Fl?rida foi de 149,6 milh?es de caixas, a menor de 13 anos e inferior aos 242 milh?es de caixas de 2003. Uma caixa pesa 90 libra-peso, correspondente a 40,8 quilos.

Cr?dito - Gazeta Mercantil/Finan?as &; Mercados - P?g. 12 - Isabel Dias de Aguiar e Bloomberg News

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 685
Total: 3.925.563
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/