- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


É preciso resgatar os produtores e o fornecimento de laranja

06/09/2011

Por: Flávio Viegas

Com um título similar ao deste artigo, o professor Marcos Fava Neves tece comentários sobre o setor canavieiro. Ao compararmos os dois setores, verificamos enormes similaridades e diferenças: ambos apresentam uma crise de abastecimento resultante da insuficiente remuneração da atividade agrícola. Ambos os setores apresentam aumento do custo de produção devido ao aumento do custo dos insumos, da mão de obra, do custo da terra, entre outros. O caso da citricultura é agravado pela necessidade de maior investimento, ciclo mais longo e presença de doenças que aumentam o risco da atividade.

Enquanto no setor citrícola a tendência é a verticalização, no setor da cana, incentivado pela entrada de empresas de petróleo, tradings e outros, que não têm interesse em imobilizar recursos em terras, gerir, nem assumir os riscos das atividades agrícolas, verifica-se uma tendência de desconcentração da produção de cana, o que possibilitou ao setor canavieiro contar com empresas especializadas que oferecem serviços agrícolas e isso torna mais eficiente e flexível a produção de cana.

Esse movimento observado no setor canavieiro vem aumentando a confiança entre os agentes e propicia o crescimento econômico e o desenvolvimento regional, com o surgimento de novos empreendedores e negócios. No setor da citricultura observa-se exatamente o oposto: com a concentração e verticalização da produção agrícola, as regiões citrícolas vêm apresentando enormes perdas econômicas e sociais.

A existência do Consecana, que já precisa ser atualizado, muito tem contribuído para o crescimento da confiança entre os principais agentes da cadeia produtiva e propiciado o aumento do equilíbrio e a eficiência do setor canavieiro. No setor citrícola, a falta de confiança entre os agentes tem dificultado o avanço para a criação de um sistema similar. Há mais de uma década a Associtrus vem propondo o Consecitrus. Inicialmente a indústria recusava-se a discuti-lo, mas recentemente , por razões ainda não bem esclarecidas, passou a exercer pressão pela implantação de um Consecitrus que não tem a transparência necessária e que na verdade pretende oficializar a situação atual.

Apesar da falta de confiança na indústria, a Associtrus tem investido pesadamente na discussão de um modelo de relacionamento que, além de assegurar uma remuneração compatível com o mercado e com os custos e riscos assumidos por cada um dos agentes, atue na expansão do mercado, na solução dos problemas fitossanitários que ameaçam a citricultura e no aumento de competitividade do setor no mercado mundial.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1176
Total: 3.911.168
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/