- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


Mais um desmentido

17/11/2011
Contrariando as insistentes afirmaes da indstria sobre a queda de demanda no setor de sucos, papagueada at por produtores desinformados ou submissos, o principal executivo da rea de sucos da Coca Cola, em palestra proferida na World Juice 2011 em outubro , demonstrou preocupao com o desinteresse dos citricultores em renovar seus pomares, o que considerou como a mais importante ameaa ao futuro da indstria de sucos e informou que a Coca Cola est trabalhando no sentido de incentivar o replantio de pomares. Segundo ele, a empresa dobrou sua participao no mercado de sucos e vem crescendo a uma taxa composta (CAGR) de 10% aa desde 2005 e, apesar da crise europeia, ele v espao para crescimento do mercado.

Enquanto isso, aqui no Brasil o cartel continua atuando impunemente, apropriando-se da renda dos produtores e transferindo para o exterior os lucros auferidos atravs do subfaturamento das exportaes.

Como consequncia gera desemprego- 130 mil empregos foram eliminados- concentrao de renda, endividamento e inviabilizao dos citricultores, que vm perdendo seu patrimnio e sendo obrigados a migrar para outras atividades. Cerca de 20 mil citricultores j foram expulsos do setor e 350 mil hectares de citros erradicados.

Apesar de terem sido ouvidos diversos produtores que denunciaram as manipulaes da indstria, um artigo recente publicado em rgo de circulao nacional aponta como causa da sada dos produtores a ?falta de competitividade e a atrao pela cana? como as causas da sada de milhares de produtores do setor. Essa concluso foi induzida pelos demais entrevistados, todos eles ligados indstria.

A citricultura brasileira altamente competitiva e chegou a esse ponto graas aos citricultores, que agora o cartel tenta expulsar do setor. Nenhuma outra citricultura do mundo sofreu o processo de concentrao e verticalizao que vemos no Brasil. Em todas as demais reas citrcolas do mundo h a predominncia dos pequenos produtores, at mesmo na Flrida, onde cerca de 10 mil citricultores dividem uma rea de cerca de 200 mil hectares de laranja, o que corresponde a aproximadamente 20 hectares por produtor, enquanto em So Paulo a rea mdia por produtor de cerca de 50 hectares.

Ao contrrio do que afirma a indstria, o nvel mdio de produtividade e os custos da citricultura de So Paulo esto no mesmo patamar das citriculturas mais desenvolvidas do mundo, mas os preos recebidos pelos citricultores brasileiros esto entre os mais baixos do mundo.

A indstria ainda acusa o produtor de desinformado e incapaz de se atualizar quando ela, detentora de todas as informaes, manipula os dados e tenta mant-los em sigilo alegando serem estratgicos. Informaes que nos EUA, onde tambm atua, obrigada a publicar, graas s regras e leis que protegem os produtores.

Um grupo de citricultores estar reunindo-se nesta sexta feira, na SRB, por inspirao da CitrusBR, na tentativa de envolver os produtores na criao de um ?conseCitrusBR? que atende aos interesses do cartel, que tentar us-lo nas tratativas junto SBDC. A inteno de reproduzir o que ocorre no Fundecitrus, no qual os citricultores so representados por ?amigos da indstria?, ?pessoas que pensam como ns? no dizer de um importante executivo das processadoras.


Fonte: Flvio Viegas

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1061
Total: 3.911.053
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/