- Sexta-Feira 03 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Pesticida ameaça exportação de suco de laranja do Brasil para os EUA

12/01/2012
O uso de carbendazim é permitido pela lei brasileira. Mas nos Estados Unidos a substância não é usada na laranja.

Um pesticida usado nas lavouras brasileiras de laranja ameaça as exportações de suco para os estados unidos. As autoridades americanas proíbem o uso desse agrotóxico em frutas cítricas. Os americanos já se habituaram ao sabor brasileiro. Do suco de laranja consumido nos Estados Unidos, 10% vêm do Brasil. São 200 mil toneladas por ano. Mas essa exportação enfrenta agora uma dificuldade por causa do carbendazim: um agrotóxico usado contra um tipo de fungo, a pinta preta, e que segundo alguns estudos aumentou o risco de tumores de fígado em animais. O uso de carbendazim é permitido pela lei brasileira. Mas nos Estados Unidos a substância não é usada na laranja. A única empresa que tinha permissão para importar suco de laranja com carbendazim não renovou a licença que venceu em 2002. No fim de dezembro uma empresa americana detectou a substância no suco de laranja brasileiro e comunicou às autoridades de saúde.

Desde então, a FDA - agência americana que controla os alimentos - está fazendo testes no suco que chega ao país e retendo o produto no porto até obter os resultados. Só é autorizada a entrada de suco com menos de 80 partes de carbendazim por bilhão, que é menos do que a quantidade encontrada no produto brasileiro - 35 partes por bilhão.

Até agora não houve rejeição a nenhum suco vindo do Brasil, mas a notícia provoca preocupação nas regiões produtoras. A associação que representa o setor informou que há 20 anos, as lavouras são tratadas com carbendazim. E nunca foi informada que o agrotóxico faz mal à saúde, nem que é proibido nos Estados Unidos.

O trabalho maior vai ser de encontrar produtos alternativos para atender o mercado porque a citricultura brasileira não consegue produzir sem o uso desses defensivos afirma Flávio Viegas, presidente da Associação Brasileira de Citricultores.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que a quantidade autorizada da substância segue o limite da organização mundial de saúde. A Associação Brasileira de Exportadores afirma que o carbendazim é permitido nos principais mercados consumidores do suco brasileiro. e que o consumo de suco de laranja continua liberado nos Estados Unidos.

O temor de que o Brasil seja impedido de exportar suco de laranja para os Estados Unidos fez o preço do produto subir 10% por cento nesta terça-feira (10) no mercado internacional - e bater um recorde. Nesta quarta-feira (11) a cotação voltou a cair.

<<Voltar


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1063
Total: 3.929.961