- Segunda-Feira 06 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O Brasil e a agricultura mundial

06/02/2012
Jose Roberto Mendonça de Barros Em 28/09/2011 às 16:04

No gráfico abaixo, tentei capturar uma imagem da importância dos principais países na agricultura mundial. Considerei três variáveis, no círculo azul a esquerda, representando o poder potencial da produção, coloquei os países com área agricultável superior a 140 milhões de hectares. Este grupo é composto pelo Cazaquistão, Argentina, Austrália, EUA, Rússia, Índia, China e Brasil.



Como indicador do tamanho da demanda, usei duas variáveis: a população urbana e o PIB em dólares. No primeiro caso (círculo vermelho), temos a repetição de EUA, Rússia, China e Brasil, além da Indonésia, do Japão e do México. O terceiro círculo (amarelo), indica os países com PIB superior a 1 trilhão de dólares em 2008. A que aparecem, de novo, EUA, Rússia, China e Brasil, Japão e México, além de vários países europeus: França, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália.

Gostaria de destacar que:

(1) Do lado da produção (círculo azul), Cazaquistão, Austrália, China e Índia têm problemas na oferta de água, de sorte que seu potencial de crescimento tem alguma dificuldade.

(2) A Argentina está cada vez mais fora do jogo global de alimentos, pois, independente de sua riqueza de recursos naturais, a produção de trigo, milho e carne vem encolhendo nos últimos anos por conta da péssima política econômica daquele país. Apenas a soja escapa desse quadro.

(3) Do lado da demanda, Japão e México são importantes importadores de alimentos, o que lhes dá uma certa fragilidade.

(4) Os países europeus também têm cada vez menos importância no mercado global, dada a sua estrutura fortemente protecionista, que deverá ser abalada pelas limitações fiscais impostas pela crise atual e pela redução de renda de boa parte dos consumidores europeus.

O quadro deixa claro que os Estados Unidos e os BRIC?s é que fazem o jogo agrícola global, tanto do lado da produção (aqui incluindo os biocombustíveis) quanto do lado do consumo. Do lado da produção, vale ainda uma última observação: como mostra a tabela abaixo, Índia e China praticamente ocupam toda a área agricultável, o que coloca no Brasil, Estados Unidos e Rússia um papel ainda mais relevante no plano global.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 610
Total: 3.933.108