- Domingo 05 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fechamento da Citrovita aumentará concentração de laranja na região

05/03/2012
Associtrus cita fusão como fator determinante nas demissões em Matão, SP. Para associação, indústria já dava sinais de problemas no processamento.

Thaisa FigueiredoDo G1 Araraquara e Regi

O fechamento da unidade da Citrovita, indústria de suco de laranja em Matão, no interior de São Paulo, implicará em uma maior concentração de laranja na região, segundo a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus). A Citrovita alegou que decidiu promover uma reestruturação na unidade industrial, que não irá operar no processamento da safra de laranja de 2012/2013. Ao todo, 173 funcionários serão dispensados até maio deste ano.

A indústria também adere o encerramento das atividades ao excesso de frutas no mercado e à falta de uma estrutura para a realização do estoque. Para a Associtrus, a fusão entre a Citrovita, do grupo Votorantim, e a Citrosuco, do grupo Fisher, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2011 é determinante no fim das operações em Matão.

De acordo com o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, o produto deverá sofrer uma desvalorização, frente ao setor industrial cada vez mais reduzido. Houve uma ampliação da safra no último ano e a indústria já não apresentava capacidade ideal para processar no mesmo ritmo, já que houve uma boa recuperação nos pomares, afirma.

Dados de dezembro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), mostram que em 2011 houve um aumento de 2,08% na safra da laranja em comparação a 2010.

Segundo pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de laranja para a safra 2011/12 estava estimada em 377,065 milhões de caixa de 40,8 kg, superior a colheita da safra anterior em 18,38% que foi de 322,170 milhões de caixas de 40,8 kg. Outro fator colaborou para o bom desempenho da produção - a perda menor estimada (6,321 milhões de caixas) em relação a anterior (24,012 milhões de caixas), com redução de 17,691 milhões de caixas no prejuízo.

Fusão

A fusão das empresas Citrovita e Citrosuco aprovada em dezembro de 2011 pelo Cade é considerada determinante pelo atual momento, segundo o presidente da Associtrus. O fechamento da unidade em Matão só comprova que os argumentos para a fusão eram falsos, já que haverá um forte impacto sobre a geração de empregos e de renda. Os citricultores ficam divididos entre apenas duas empresas a Citrosuco/Citrovita e a Cutrale. Isso não aconteceria se houvesse concorrência, afirma Viegas.

Na última semana, a Citrovita demitiu 111 funcionários e outros 62 deverão ser desligados até maio. Apenas 19 funcionários serão remanejados para outras unidades. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Matão também culpa a fusão pelas demissões.

A Citrosuco ocupava a segunda posição no ranking das maiores exportadoras de suco de laranja do mundo, e a Citrovita (Votorantim) a terceira. A fusão acarretou na superação da Cutrale, com sede em Araraquara, no interior de São Paulo, até então líder nas exportações no Brasil.

Nesta quinta-feira (1º), uma assembleia entre o sindicato e os trabalhadores demitidos discutiu as requisições que deverão ser apresentadas em uma contraproposta, que será enviada a Citrovita.

Exportações

O fechamento da Citrovita, em Matão, ocorre em um momento delicado para o setor de suco laranja. A queda nas exportações resultou em uma diminuição de 30% do faturamento do mercado nacional. Em janeiro deste ano, os citricultores brasileiros arrecadaram US$ 171,7 milhões, contra US$ 245,7 milhões faturados no mesmo período em 2011.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, e preocupam os citricultores da região de Araraquara. Além do menor faturamento, a Secex aponta que o volume exportado em janeiro deste ano atingiu 176,5 mil toneladas, uma queda de 18,96% em relação às 217,8 mil toneladas de 2011.

A queda na receita ocorreu justamente no mês em que os Estados Unidos anunciaram retirar os fungicidas aplicados há 20 anos nos pomares brasileiros.


http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/03/fechamento-da-citrovita-aumentara-concentracao-de-laranja-na-regiao.html

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 716
Total: 3.932.398