- Domingo 05 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Deputado Federal, Edinho Araújo, cobra do governo medidas efetivas em defesa da citricultura Paulista

04/10/2013

SR PRESIDENTE, SRAS E SRS DEPUTADOS

Os colegas desta Casa são testemunhas da luta que vimos travando em defesa da citricultura paulista e do sul de Minas Gerais, atividade ameaçada pelos constantes problemas na venda da safra, que repetem-se ao longo das últimas décadas.

Venho cobrando do Governo Federal medidas efetivas para garantir a venda da safra de laranja, mas, infelizmente, elas ainda não saíram do papel, pela lentidão da burocracia estatal.

Cobrei a fixação de um preço mínimo para a caixa da laranja, a retomada dos leilões da fruta in natura pela Conab, e o pagamento aos produtores que participaram de leilões em janeiro e ainda receberam o pagamento pela fruta vendida.

O tempo da burocracia, sr presidente, não é nem de longe o tempo do produtor de laranja. Este, vê ansioso a fruta amadurecer nos pomares e perde o sono à espera do socorro governamental.

Em que pesem as pressões e a mobilização das lideranças de produtores, que estão permanentemente mobilizadas, a burocracia dos ministérios da Fazenda e da Agricultura leva semanas para tomar uma decisão, sem levar em conta o tempo do citricultor, um tempo de urgência e desespero.

Esta semana esperávamos decisões práticas, que não vieram. Esperávamos a definição de um preço mínimo para a caixa da laranja e o anúncio da retomada de leilões da fruta pelo Programa de Escoamento da Produção, o Pepro. Mas até agora, nada.

Faço um apelo aos ministros e à área técnica do governo para a urgência na tomada destas decisões. De nada adiantarão gestos de boa vontade se as decisões chegarem depois que a laranja apodrecer nos pomares.

O quadro é muito grave. O produtor não pode mais esperar. Vamos continuar cobrando soluções a tempo de salvar a safra 2013/2014 e o anúncio de medidas a médio prazo, para evitar a repetição de um quadro comum nas últimas safras: produtores erradicando pomares, e a laranja, uma proteína nobre que poderia alimentar milhões de brasileiros, apodrecendo na árvore.

Fonte: Assessor de Gabinete


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 737
Total: 3.932.419