- Domingo 28 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


A Conab e a CitrusBR

23/12/2013

Estranhamos o fato de a CitrusBR atribuir à Conab o prejuízo causado pela estimativa de safra.

A questão da estimativa é um problema muito anterior à atuação da Conab. A Conab somente entrou na questão da estimativa nos últimos anos devido à falta de transparência da indústria em relação às informações sobre o setor. Inclusive a maior parte das informações utilizadas provém da própria indústria, que controla grande parte das informações e não permite que os técnicos da Secretaria da Agricultura de SP e da Conab entrem em suas propriedades que detêm quase 50% da safra paulista. Recentemente, estimativas deixaram de ser publicadas porque a indústria não forneceu as informações sobre a sua produção.

As discrepâncias entre o tamanho do parque citrícola são uma questão que estamos denunciando há mais de dez anos sem que os representantes da indústria e do governo sejam capazes de elucidá-la. Atribuímos esse fato ao interesse da indústria em manter o mercado confuso. Há muito vimos denunciando as discrepâncias entre os valores de registro das exportações de suco de laranja FOB Santos e o valor dessas exportações recalculadas com os preços publicados para o suco no mercado Europeu; as diferenças médias, calculadas em um período de dez anos, chegam a cerca de US$ 1 bilhão por ano!

Quem acompanha as informações publicadas pela Associtrus sabe que no começo da safra já informávamos que, de acordo com o USDA, o estoque de passagem, no Brasil, seria abaixo das 350 mil t necessárias, apesar de as informações distorcidas da indústria falarem em estoques recordes, o que contribuiu para que o mercado ficasse aguardando a queda dos preços.

Entendemos que há discrepâncias que precisam ser esclarecidas, mas não podemos prescindir de uma estimativa oficial e independente, bem como precisamos de um acompanha mento mensal dos dados fundamentais do mercado como produção, processamento, vendas, estoques, preços, no Brasil e nos principais mercados, nos moldes que esta indústria publica nos EUA, onde também atua.

Os erros da Conab são decorrentes da falta de transparência e falta de confiabilidade nas informações da indústria, que pretende ser a única fonte de informações sobre o mercado de suco de laranja e subprodutos, como o foi na maior parte de sua história, quando prevaleceu a desinformação !

O de que precisamos, insisto, são informações confiáveis, independentes, e, se possível, oficiais. O Consecitrus que estamos tentando instituir poderá cumprir essa função, se as indústrias não boicotarem, como sempre fizeram.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 936
Total: 3.924.862
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/