- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Controle de cancro passa a ser feito por mitigação de risco

14/11/2016

Nova legislação permite manter plantas com sintomas da doença em pomares com manejo

A nova legislação de controle de cancro cítrico no Estado de São Paulo foi apresentada pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o Fundecitrus, no último dia 8 de novembro, no Seminário Internacional, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira/Apta, em Cordeirópolis.

Até o final de fevereiro de 2017, a lei estadual deverá estar detalhada de acordo com a situação de cada região, um mês antes de entrar em vigor a Instrução Normativa (IN) 37, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que determina novos critérios para o controle da doença.

A instrução normativa 37 publicada no Diário Oficial da União em 6 de setembro de 2016 apresenta quatro cenários possíveis de acontecer:

1 - Local de praga ausente, que são os estados do Brasil sem ocorrência do cancro cítrico;
2 - Área livre, locais sem cancro cítrico, em estados com relato da doença;
3 - Supressão,
que são as áreas com baixa incidência e controle por erradicação de plantas;
4 - Mitigação de risco, para áreas com alta incidência de planta doente onde o controle deverá ser feito por meio de um conjunto de medidas de manejo. “A mitigação não é convivência e sim o controle e o manejo do cancro cítrico com medidas técnicas que permitem a diminuição das perdas provocadas pela doença, além de evitar os riscos de disseminação e comercialização de frutas sintomáticas”, frisa o engenheiro agrônomo Walkmar Brasil de Souza Pinto, que representou a Associtrus no Seminário Internacional.

O sistema de mitigação de risco é adotado em diversos países produtores de citros, como: Argentina, Uruguai e Flórida (EUA). “Na Lei estão previstas medidas como: instalação de quebra-ventos com o plantio de árvores das variedades Casuarina e Grevílea, plantio de variedades menos suscetíveis ao cancro cítrico, desinfestação de equipamentos e máquinas, controle da larva minadora dos citros e medidas fitossanitárias protetivas para as plantas”, informa Walkmar.

No Estado de São Paulo, o Fundecitrus estima que, atualmente, o índice de ataque do cancro cítrico seja de 9%. Especialistas em cancro cítrico afirmam que com este grau de incidência da doença não é possível manter o programa de erradicação (supressão) devido aos altos investimentospara inspeção e à grande quantidade de árvores que precisariam ser erradicadas, ou seja, a supressão tornaria inviável a produção de citros no cinturão citrícola, por isso o sistema de mitigação de riscoé a melhor alternativa para evitar ou amenizar os impactos do cancro cítrico nos pomares. “O sistema mitigação de risco permitirá que os citricultores mantenham as plantas com sintomas de cancro cítrico nos pomares desde que sejam adotadas as ações que deverão focar a aplicação de medidas integradas de manejo que permitem amenizar as perdas provocadas pela doença, além de evitar os riscos de disseminação e comercialização de frutas contaminadas”, diz Walkmar.

Para as medidas de controle químico, o Fundecitrus lançou uma tabela de recomendação dos produtos a base de cobre metálico. “A tabela recomenda a aplicação de cobre a cada 21 dias ou quando houver brotações, que ocorrem normalmente entre os meses de setembro a abril. O período para melhor aplicação é a partir da florada principal, por até 120 dias (de setembro a janeiro).Após este período, realizar aplicações quando houver frutos vegetativos, o que pode ocorrer até abril.De maio a agosto normalmente são dispensáveis as aplicações devido à baixa precipitação pluviométrica, às temperaturas amenas e à baixa quantidade de fluxo vegetativo suscetível à doença”, explica Walkmar.

A tabela pode ser consultada no site do Fundecitrus ou na lista PIC www.fundecitrus.com.br/listapic onde constam os produtos comerciais e as doses recomendadas.

Fonte: Associtrus


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1941
Total: 3.911.933
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/