Sebrae busca organizar produtores

01/03/2009

Sebrae pretende fortalecer citricultores a partir da organização e capacitação de grupos de pequenos e médios citricultores.

 

O consultor credenciado do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) do Sebrae de Barretos, Renato Queiroz, foi responsável pelo primeiro encontro organizado pelo órgão, na sede da Associtrus, com o objetivo de fortalecer os pequenos e médios produtores a partir da organização e capacitação de grupos. “Queremos fortalecer o produtor levando até ele tecnologias, alternativas, informações e soluções”, diz Renato.

 

O Sebrae pretende trabalhar o grupo no sentido de agregar valor ao produto visando novos mercados, trabalhando sempre no sentido de desenvolvimento do associativismo e possivelmente novos produtos.

 

A busca por novos mercados ganha apoio de instituições como a Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), a Casa da Agricultura de Bebedouro e a Associtrus. “O produtor precisa criar novos mercados para se manter na atividade. Se as coisas não mudarem muitos vão abandonar a citricultura, daí a importância de iniciativas como a do Sebrae, da Associtrus etc. que se preocupam com a sustentabilidade do setor”, diz o chefe da Casa da Agricultura de Bebedouro, Walkmar Brasil de Souza Pinto. O pesquisador científico da Apta, regional da Alta Mogiana – Colina, Fernando Bergantini Miguel, frisa o apoio do órgão às diversas cadeias do agronegócio. “Desenvolvemos pesquisas em várias áreas como seringueiras, grãos, citricultura, pêssego, pecuária leiteira e de corte, entre outras. Meu trabalho, no setor de Agregação de Valor, objetiva fazer com o pequeno e o médio produtor valorize seu produto a partir da união de forças. Temos exemplos de sucesso, por isso ainda há luz para os citricultores”, diz Fernando incentivando os produtores a se unirem.

 

Em breve, outras reuniões serão agendadas para dar seqüência às iniciativas do grupo formado em Bebedouro.

 

Mais informações - (17)3343 5180

 

Fonte: Associtrus