Flávio Viegas reeleito para Câmara da Citricultura.

18/04/2008

Presidente da Associtrus assume mais uma

gestão na Câmara Setorial da Citricultura

 

O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, foi reeleito para a Câmara Setorial da Citricultura. Em entrevista ao site Associtrus, ele fala de suas expectativas e dos projetos para mais uma gestão à frente do órgão.

 

Associtrus - Quais suas expectativas e projetos à frente da Câmara Setorial da Citricultura para mais uma gestão?

Flávio - As Câmaras Setoriais ao lado do Conselho do Agronegócio (Consagro) constituem-se nos mais importantes órgãos de aconselhamento do Ministério da Agricultura e através delas as cadeias produtivas do Agronegócio interagem com o Governo Federal.

Nossa expectativa é buscar apoio para que a nossa cadeia produtiva possa incrementar a sua atuação no sentido de fortalecer nossa economia, criar empregos e distribuir renda de forma social e ambientalmente sustentável.   

 

Associtrus - O senhor está à frente da Câmara desde sua criação. De lá pra cá, quais as conquistas que podem ser destacadas?

Flávio - Acredito que a nossa maior contribuição tem sido  buscar soluções para os principais problemas da nossa cadeia produtiva.

Até a criação da Câmara Setorial, nossa Cadeia Produtiva era representada pelo setor industrial, mais organizado, que encaminhava os problemas do setor sob a sua ótica. Nosso trabalho tem sido o de assegurar a todos os elos da cadeia encaminhamento de seus pleitos e contribuições.

 

Associtrus - Como o senhor vê a importância da Câmara Setorial da Citricultura na regulação do setor?

Flávio - Na medida em que todos os elos da cadeia podem manifestar-se democraticamente e que as informações não sejam filtradas por interesses de apenas parte da cadeia, as assimetrias ficam reduzidas e desta forma a câmara contribui para a regulação do setor.

 

Associtrus - Como o senhor vê a presença de um representante dos produtores num órgão de importância federal, considerando a perda de espaço do setor produtivo em órgãos como o Fundecitrus, por exemplo?

Flávio - Acredito que este seja o ponto mais importante, pois os produtores brasileiros vêm perdendo espaço, principalmente para a agroindústria, na interlocução com as instituições e os seus problemas específicos não são devidamente encaminhados o que os enfraquece ainda mais.

A questão do Fundecitrus é um excelente exemplo. A Associtrus, fundadora, há vários anos não participa da gestão, que se tem caracterizado por atuar em beneficio da indústria e em detrimento do produtor que é o seu maior financiador.

 

Associtrus - Deixe uma mensagem como presidente reeleito da Câmara Setorial da Citricultura para os produtores.

Flávio - Nossa reeleição para a presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura representa o fortalecimento dos citricultores e da Associtrus e é mais um passo importante no fortalecimento de nossa cadeia produtiva e na direção de democratizar as informações e aumentar e distribuir a renda de forma a assegurar, a todos os seus participantes, uma remuneração adequada, aos riscos e investimentos.