ASSOCITRUS CONVOCA PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA QUE IRÁ DISCUTIR PROBLEMAS DA CITRICULTURA

08/04/2009

Audiência pública em Brasília irá discutir problemas da citricultura

 

 

Redução da remuneração dos trabalhadores e produtores citrícolas e os impactos do controle do mercado pelas processadoras de suco serão pautas do encontro.

 

A Associtrus convoca os trabalhadores e produtores rurais e seus familiares, prefeitos, vereadores, deputados, sindicatos rurais e entidades para participarem de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em Brasília. No encontro, que atende requerimento do senador Eduardo Suplicy e que deverá ser agendado em breve serão discutidos os temas:

 

1 - A redução da remuneração dos trabalhadores e dos produtores da citricultura;

2 - Aos problemas decorrentes do possível subfaturamento dos valores da produção exportada, bem como das remessas de recursos para instituições financeiras no exterior;

3 - Ao exame das medidas adotadas pelos órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) - Cade, SDE/MJ e  Seae/MF – para evitar os malefícios econômicos e sociais decorrentes desse processo;

4 - Aos impactos do fechamento de unidades processadoras de laranja, como a fábrica da Citrosuco em Bebedouro, que resultou de imediato na demissão de 208 funcionários.

5 - A possibilidade de se constituir uma Câmara de Arbitragem, Consecitrus, com o objetivo de definir as formas de comercialização da laranja e seus derivados, a exemplo do que ocorre com a Consecana, no setor da Cana-de-Açúcar, e que tem sido recomendado pelo ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.

 

Sua presença em Brasília é muito importante. Programe-se para participar conosco deste momento extremamente importante para o futuro da atividade citrícola e da manutenção de milhares de empregos diretos e indiretos gerados pelos pequenos e médios citricultores.

Â