Greening é tema de curso para emissão de certificado

17/10/2005
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) do Estado de São Paulo realiza, no próximo dia 20, no Centro Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP), o curso de extensão para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) em citros. A atualização na identificação e outras ações contra o greening será o tema principal do curso para todos os 572 engenheiros agrônomos da iniciativa privada cadastrados para outras pragas dos citros pela CDA.

O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos, para que o produtor possa retirar a permissão de trânsito para transportar seus produtos para outros estados ou para exportação. Segundo Mário Sérgio Tomazela, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da CDA, "as medidas implementadas no estado de São Paulo, maior produtor mundial de citros e grande exportador, têm repercussão mundial com reflexos na balança comercial.

A recente visita da missão européia ao Estado é um exemplo da preocupação dos países importadores pelas medidas que são implantadas pela Defesa Agropecuária", afirmou. Além do greening, os outros assuntos abordados serão a pinta preta, mosca das frutas e verrugose. Informações sobre o curso e inscrição podem ser obtidas no site www.cda.sp.gov.br.

Crédito: Gustavo Porto (Agência Estado)