- Domingo 28 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Foco de greening coloca citricultura em alerta.

17/07/2008

 

200 p?s, em Araraquara, h? propriedades onde foram arrancados at? 5 mil plantas, afirma o chefe da Casa de Agricultura, Walkmar Brasil de Souza Pinto.

Na avalia??o do agr?nomo as planta?es da regi?o central do Estado est?o infestadas com o greening. Tamb?m foram encontrados focos em Descalvado, Dobrada e Porto Ferreira. ?Os primeiros casos apareceram l?, afirma o agr?nomo.

Disseminado por um inseto, o v?rus da doen?a ? considerado, atualmente, o maior agente de destrui??o de plantas c?tricas. Descoberto pela primeira vez na ?sia, causou estragos de consider?veis propor?es em lavouras na China e na ?frica do Sul.

Segundo o gerente t?cnico do Fundecitrus, C?cero Massari, a contamina??o atinge 53% dos talh?es, enquanto em Bebedouro apenas 5,3% dos pomares foram afetados. A m?dia, no Estado, de p?s afetados ? de 18%.

Para Massari, a situa??o na regi?o de Araraquara ainda precisa ser estudada para ser explicada. Uma das hip?teses das contamina?es ? o cultivo de mudas sem os devidos cuidados.

 

Relat?rios ? Ontem (16) terminou o prazo de entrega dos relat?rios de vistoria semestral obrigat?ria de plantas c?tricas para o greening, como prev? a Instru??o Normativa (IN) 32 do Minist?rio da Agricultura. A doen?a j? foi relatada em 182 munic?pios do Estado de S?o Paulo, al?m de pomares do Paran? e de Minas Gerais.

A vistoria ? obrigat?ria apenas para os citricultores de munic?pios com registros oficiais da doen?a. Os propriet?rios devem apontar, no documento oficial de fiscaliza??o n?mero de plantas inspecionadas e de ?rvores erradicadas, a?es que ? obrigat?ria, caso seja confirmada a doen?a. Em Bebedouro, os documentos devem ser entregues na Casa de Agricultura.

Mesmo com alta incid?ncia do greening nos pomares paulistas, apenas 60% dos produtores cumpriram a norma, de acordo com o ?ltimo levantamento, feito em janeiro tendo como base a entrega dos relat?rios do segundo semestre de 2007.

 

Puni?es ? Cerca de 2 mil autos de infra??o foram feitos pelo Estado e todos est?o sujeitos a multas.

100 a 500 Unidades Fiscais do Estado de S?o Paulo (Ufesps), ao custo de R4 14,88 cada. A nova vistoria obrigat?ria deve ser feita at? 31 de dezembro, com entrega do documento at? 15 de janeiro de 2009.

 

A?es governamentais ? Dentre as a?es da Secretaria de Estado da Agricultura para combater o greening, destaque para a admiss?o de 356 novos profissionais para o Centro de Defesa Agropecu?ria, que v?o refor?ar os trabalhos de preven??o ? doen?a.

Tamb?m est? em estudo pelo grupo t?cnico da ?rea de citros, em conjunto com seguradoras e o Fundecitrus -, a cria??o de um seguro para o cancro c?trico e o greening que atenda a todos os produtores.

O Governo do Estado prepara, ainda, uma campanha para conscientizar o produtor do seu papel no combate ? doen?a; em dez regionais da Secretaria, dever?o ser realizados semin?rios e ministrados cursos para esclarecimento sobre a legisla??o que rege o assunto, identifica??o e controle da doen?a e capacita??o de produtores para inspe??o de pomares. Em todas essas a?es est?o previstos os envolvimentos de ?rg?os p?blicos e privados.

Ser? elaborado um plano de pesquisa em rede, coordenado pelo Centro Avan?ado de Pesquisa Tecnol?gica do Agroneg?cio de Citros ?Sylvio Moreira? (Apta Citrus), vinculado ao Instituto Agron?mico da Secretaria. O prop?sito ? integrar a comunidade cient?fica que atualmente pesquisa de forma isolada as maneiras de controlar o vetor do greening.

Desde o surgimento da doen?a no Estado, mais de tr?s milh?es de ?rvores foram erradicadas.

 

Sintomas ? Os principais sintomas do greening s?o ramos amarelados, folhas com manchas verde-claro ou amareladas (mosqueadas), deforma??o, redu??o e queda de frutos, matura??o irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das ?rvores, aborto de sementes e maior espessura da parte branca da casa.

 

Solu?es ? Juliano Ayres afirma que h? duas frentes de pesquisa para o combate ao greening. Uma delas trabalha uma melhor forma de controle da doen?a onde s?o encontrados os focos. ?Onde fazem isto n?o h? surgimento dos focos?.

Segundo Ayres as principais universidades do Estado de S?o Paulo trabalham no desenvolvimento de variedades resistentes ao v?rus e ao inseto transmissor.

O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, Jos? Oswaldo Junqueira Franco, sugere a altera??o gen?tica da laranja, assim como ocorreu com a soja e o milho.

Anteontem (14), participou de uma atividade de conscientiza??o dos agricultores, Jos? Bove, cientista franc?s, especialista no estudo do greening.

O evento foi promovido em Araraquara pelo Fundecitrus.

 

Citros no Estado ? A citricultura paulista ocupa 691,26 mil hectares no Estado, conta com mais de 15 mil citricultores e gera 400 mil empregos.

Em 2007, foi respons?vel por US$ 2,35 bilh?es em exporta?es de suco. ? o terceiro item no valor da produ??o agropecu?ria, perde apenas para a cana e a carne bovina.

 

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 936
Total: 3.924.862
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/