- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


SITUAÇÃO ATUAL DO MERCADO DE SUCO DE LARANJA.

22/10/2008

N?o h? nada que indique um crescimento da produ??o de laranjas em um futuro pr?ximo, e qualquer aumento de demanda deve entretanto resultar em aumento de pre?o.

Este foi a mensagem de Marc Van Genutchen que representa a Cutrale Continental Juice BV na confer?ncia  FOODNEWS World Juice 2008.

A produ??o mundial de laranjas ? de 561 milh?es de caixas e cerca de metade dela ? consumida fresca.

A China, o terceiro maior produtor mundial de laranjas, produz cerca de 134 milh?es de caixas. Mas a China processa apenas 6,6 milh?es de caixas, o restante ? consumido com fruta fresca. A produ??o chinesa ? muito pequena se comparada com a popula??o do pa?s:  corresponde a apenas  uma laranja por dia por habitante. Fl?rida e Brasil respondem, em conjunto, por 45% da produ??o mundial de laranjas e 82% do suco.

No ano passado, S?o Paulo, o maior produtor de laranjas do pa?s, sofreu problemas clim?ticos que provocaram uma quebra de 28% na produ??o (18% menos de fruta e 10% de redu??o no rendimento). O n?mero de ?rvores produtivas est? reduzido a 150,4 milh?es, o menor n?mero em 14 anos, e o rendimento ? de 1,96 caixas por ?rvore contra um rendimento de 2,14 caixas por ?rvore que foi a m?dia dos ?ltimos 14 anos.

Os estoques brasileiros ser?o, em 30 de junho de 2009, extremamente baixos, nos n?veis de dois anos atr?s.

Como tem sido amplamente divulgado, a produ??o de citros no Brasil tem sido comprometida por uma s?rie de doen?as como CVC, Morte S?bita, e agora o 25 a 30% na produ??o brasileira.

A taxa de c?mbio tamb?m conspirou para tornar a produ??o de suco de laranja menos interessante. O d?lar desvalorizou-se em 60% em rela??o ao real e mais ainda em rela??o ao Euro, embora esta situa??o se tenha  alterado nos ?ltimos dias.

 

Redu??o da produ??o na Fl?rida.

 

A Fl?rida, enquanto isso, tem reduzido sua produ??o. Na ?ltima estimativa, est? previsto que a produ??o ser? de 166 milh?es de caixas indicando uma quebra de 7% na produ??o de suco (4%  menos de fruta e 3% de redu??o no rendimento). A Fl?rida tamb?m enfrenta a amea?a das doen?as.

Enquanto a produtividade de 2,77 caixas por ?rvore, estimada para a pr?xima safra, esteja dentro da m?dia dos ?ltimos 14 anos, que foi de 2,78 cx , o n?mero de ?rvores produtivas caiu de 80 milh?es para 60 milh?es nos ?ltimos 12 anos.

Nada se pode fazer para aumentar a produ??o nestas duas principais regi?es produtoras de suco de laranja, resumiu Van Genuchten: juntos, os efeitos do clima e das doen?as reduziram a produ??o conjunta da F?rida e do Brasil em 110 milh?es de caixas, o que equivale a 500.000 t de FCOJ.

 

Do lado da demanda, ele atribuiu ?s altas taxas pagas pelo suco de laranja (70% na Cor?ia, por exemplo), os altos pre?os pagos pelo suco de laranja, o que tem restringido a demanda. As exporta?es do Brasil para a Europa est?o est?veis, por?m est?o crescendo para os EUA.

 

Com rela??o ? China, os consumidores chineses optaram, por raz?es econ?micas, por bebidas com baixo teor de suco, mas mesmo com estes produtos o consumo tem crescido a taxas de 20% ao ano. Agora a China est? movendo-se na dire??o de bebidas com maiores teores de suco e para os sucos puros.

Apontou ainda para outros fatores a se considerar: a crise de cr?dito e a recente valoriza??o do d?lar, que v?o comprometer a capacidade dos fornecedores de ?commodities? de refinanciar os produtores e os estoques: o crescimento do consumo de NFC: a recente valoriza??o do lim?o, que  levou alguns citricultores a substituir parte dos pomares de laranja por lim?o.

Van Genuchten n?o fez previs?es sobre o futuro dos pre?os do suco de laranja: ele apenas convidou os participantes a tirar suas pr?prias conclus?es e fazer seus c?lculos.

 

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 700
Total: 3.925.578
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/