- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


À moda de Maysa

29/01/2009

CITROS - Paulo Sader

Janeiro 29th, 2009

? moda de Maysa
A semana foi relativamente tranquila com o pre?o est?vel da caixa de laranja para mesa na faixa dos R$10,00, na ?rvore, e nenhuma movimenta??o brusca das ind?strias para al?m do que j? falamos no ?ltimo post.
O per?odo de chuvas sem tr?gua atrapalha um pouco as pulveriza?es dos pomares, mas garante o crescimento das frutas que precisam mesmo se desenvolver para que possamos fazer nossas estimativas de produ??o, e para que a colheita da safra 2009/10, cuja florada se atrasou, n?o passe muito de dezembro de 2009.
Nos EUA, o frio n?o fez estragos significativos, de modo que os pre?os dos contratos para mar?o, ontem, em Nova Iorque, fecharam em queda de 2,55%, para 71,3 centavos por libra. E a explica??o ? a mesma: altos estoques, que fizeram o FCOJ recuar mais de 50% no ano passado, refor?ados pelos altos pre?os do suco no varejo americano, que, no supermercado, valorizou-se 10,5% desde 2007, inibindo a venda do produto e estimulando o consumidor a substitu?-lo por outro mais barato.
As preocupa?es dos americanos t?m sido muito parecidas com as nossas. Custos em ascens?o, pre?os em queda, cancro, competi??o de outras frutas, de outros sucos. ? deles, e ? nossa tamb?m, a preocupa??o de que o presidente, o deles, Obama, consiga reverter a recess?o que se instala. Ainda tememos o greening. Mas l?, al?m de disponibilizar US$20 milh?es para pesquisas, segundo o Palm Beach Post, em reportagem de Susan Salisbury, est?o tentando de tudo para vencer esta praga. Desde a cria??o de ?rvores de produ??o mais precoce, que produziriam frutos antes que a doen?a matasse a laranjeira, at? a introdu??o de genes de espinafre no cromossomo das plantas de citros. E com algum sucesso. Ao menos dentro dos laborat?rios, as plantas que sofreram a modifica??o gen?tica parecem resistentes ao greening.
Tendo em vista o n?mero de c?pias que recebi da reportagem publicada no jornal Valor Econ?mico do dia 27/01, mais a reprodu??o da mesma em quase todos os sites de interesse do citricultor, imagino que este tenha sido o desestabilizador da calmaria da semana. O t?tulo nem ? muito novidadeiro, j? falamos nos posts e recebemos coment?rios sobre o tema algumas vezes, aqui no Agroblog: ?suco de laranja perde espa?o no exterior?. O recheio, contudo, ? bem mais dram?tico. Depois de ler a reportagem, teve amigo meu que, ? moda de Maysa, pensou em encher a cara e cair numa mesa de bar, chorando: ?Meu mundo caiu!?. Gostaria que os leitores e produtores, solid?rios, me ajudassem a orientar este amigo com propostas e coment?rios.
A despeito da brincadeira, ?, verdadeiramente, importante, como produtor, conhecer as diversas impress?es de profissionais sobre a quest?o. ? dif?cil comentar, em espa?o pequeno, um texto t?o amplo. Mas h? muita gente ansiosa por opini?es que n?o t?m de ser coincidentes, trazendo pontos de vista particulares e elementos novos para reflex?o. O artigo ? mais um est?mulo para a manifesta??o.

Fonte:  http://www.agroblog.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 708
Total: 3.925.586
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/