- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Laranja e uva animam produtores do norte do Paraná

10/02/2009

 Produtores da regi?o norte do Paran? obtiveram produ??o recorde de laranja e uva em 2008/2009. At? o final de dezembro, 270 produtores de laranja, associados da Corol Cooperativa Agroindustrial de 43 munic?pios, colheram mais de 2,5 milh?es de caixas da fruta. Na ind?stria de transforma??o, elas foram convertidas em aproximadamente nove mil toneladas de suco concentrado, que ? comercializado com a Europa, Israel e Chile. Neste momento, 90% da produ??o j? foi negociada no mercado externo.

 

A garantia de venda ? uma das principais vantagens do agricultor que aderiu ao Projeto Integrado de Citricultura da Corol. Cada participante recebe tamb?m mudas de qualidade, assist?ncia t?cnica, insumos a pre?os competitivos e adiantamento para a colheita, transporte e manuten??o de m?quinas.

 

5.800 hectares das propriedades ligadas a Corol na regi?o. O munic?pio com maior ?rea ? Rol?ndia (25,82%), seguido por Camb? (11,83%), Arapongas (7,14%), Jaguapit? (6,08%) e Londrina (5,89%). A colheita ? realizada de julho a dezembro. A laranja p?ra ? a variedade mais utilizada pelos produtores, encontrada em 55% da ?rea. Al?m dela, cultiva-se tamb?m: val?ncia, folha murcha e Iapar.

 

10 hectares) e m?o-de-obra familiar.

 

500 hectares na pr?xima safra e alcan?ar os mil hectares em tr?s ou quatro anos.

 

Segundo Oliveira, a ind?stria deve ampliar capacidade de?processamento para cinco milh?es de caixas de laranja at? 2010. ??O produtor responde ao projeto. Atualmente temos quase 6 mil hectares com a fruta, que devem ser ampliados para 7 mil num prazo de dois anos??, afirma.

 

Fonte: Folha de Londrina


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 687
Total: 3.925.565
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/