- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Globo Rural - Associtrus realiza nesta sexta-feira protesto contra demissões na Citrosuco.

19/02/2009

Texto: Mariana Caetano

A Associtrus - Associa??o Brasileira de Citricultores marcou para esta sexta-feira (20/02), ?s 9h, um protesto em frente ? f?brica da Citrosuco em Bebedouro, no interior de S?o Paulo. No dia 9 de fevereiro, a empresa, que ? a segunda maior exportadora de suco de laranja do pa?s (atr?s apenas da Cutrale), anunciou a demiss?o de mais de 200 funcion?rios da unidade. Na ocasi?o, a companhia disse em comunicado que o fechamento da f?brica foi motivado pelo cen?rio adverso para os embarques de suco de laranja.

?Essa decis?o deixa claro que a compra da ?rea de suco de laranja da Cargill pela Citrosuco tinha um ?nico objetivo: tirar a concorrente do mercado, j? que a empresa possu?a capacidade suficiente de processamento?, afirma Fl?vio Viegas, presidente da Associtrus. A empresa garantiu que vai continuar adquirindo a fruta de produtores da regi?o para processar nas duas unidades que estar?o em opera??o na safra 2009/2010, uma em Limeira e outra em Mat?o. Mas os citricultores ainda acreditam que ? poss?vel um novo posicionamento da Citrosuco em rela??o ?s dispensas, por isso planejou a manifesta??o. ?A empresa disse que o fechamento da f?brica ? tempor?rio, mas nossa preocupa??o ? que desmontem a unidade, vendendo os equipamentos e impedindo o retorno das atividades no futuro?, diz Viegas.

Segundo o representante da Associtrus, h? dois movimentos contradit?rios no setor. ?Enquanto as ind?strias continuam investindo, a exemplo da Louis Dreyfus, que anunciou aporte de mais de 500 milh?es de reais at? 2012 no pa?s, os citricultores seguem em situa??o prec?ria?, afirma. De acordo com Viegas, nos ?ltimos sete anos, o pre?o do suco de laranja ao consumidor cresceu 35%. J? para o produtor, a situa??o ? bem diferente: somente entre janeiro de 2007 e o final de 2008, os valores recebidos pelos citricultores ca?ram 60%.

A produ??o de laranja no pa?s est? na fase de matura??o, e a colheita deve ter in?cio em maio. Em 2008, houve quebra de 30% da safra e a perspectiva ? de desempenho semelhante para este ano. Hoje, o valor que o produtor recebe ao entregar a fruta no port?o da ind?stria est? entre 5 e 6 reais a caixa de 40,8 quilos - bem inferior ao custo de produ??o, que chega a 17 reais.

 

Fonte: Globo Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 698
Total: 3.925.576
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/