- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


A industria de suco sinaliza que a recuperação de preços aos citricultores só virá no segundo semestre

08/02/2010

A Associa??o Nacional dos Exportadores de Sucos Citros (CitrusBR) informou que as exporta?es brasileiras de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) equivalente somaram aproximadamente US$ 1,619 bilh?o em 2009. O resultado representa uma queda de 19% na compara??o com janeiro a dezembro de 2008. Com rela??o aos volumes, as estat?sticas da CitrusBR indicam que no ano passado foram embarcadas 1,301 milh?o de toneladas, tamb?m em FCOJ equivalente, o que corresponde a um pequeno aumento, de 0,7%, em rela??o a 2008.

De acordo com a CitrusBR, o desempenho das exporta?es do setor em 2009 reflete a crise que se abateu sobre a citricultura brasileira. O Brasil, maior exportador mundial de suco de laranja, exporta cerca de 98% da produ??o. Como se trata de uma commodity, o mercado internacional ? que determina os pre?os, que ca?ram muito em 2009, devido a uma combina??o de maior oferta de produto e queda de consumo.

As an?lises da CitrusBR apontam para um cen?rio de recupera??o de pre?os no segundo semestre de 2010. Essas perspectivas come?aram a se formar em outubro do ano passado, diante da queda nas estimativas de safra da Fl?rida. A CitrusBR, constitu?da em julho de 2009, elaborou uma agenda positiva com a proposta de encontrar, com base no di?logo com toda a cadeia, solu?es para a crise que atinge a citricultura. Uma das iniciativas proposta foi o mapeamento e quantifica??o da cadeia produtiva da citricultura. O trabalho j? est? em andamento, e a previs?o ? de que seja divulgado em mar?o.

Fonte: Di?rio da Regi?o - Carlos Eduardo de Souza


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 615
Total: 3.925.493
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/