- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Seção técnica +


RECOMENDAES TCNICAS PARA UMA BOA PRODUO CITRCOLA

22/10/2008

Em face ?s ocorr?ncias cada vez maiores de doen?as e pragas na cultura dos citros ? de vital import?ncia para a continuidade do neg?cio a observ?ncia de algumas t?cnicas de preven??o de entrada de doen?as e pragas na propriedade e mais especificamente no pomar. S?o elas:

1. Comprar mudas sadias e de boa qualidade gen?tica, livres de vetores de doen?as e de pragas e doen?as.

2. Tomar os cuidados necess?rios para evitar que doen?as de pragas se instalem na propriedade:

a. Fechar a propriedade para evitar o tr?nsito de pessoas n?o autorizadas de circularem pelos talh?es. Como n?s sabemos o cancro c?trico ? uma doen?a causada por uma bact?ria (Xanthomonas axonopodis p.v. citri). O principal respons?vel pela dissemina??o da doen?a ? o pr?prio homem, que leva as bact?rias de um lugar para outro nos materiais de colheita, em ve?culos, m?quinas e implementos, ou mesmo por meio do transporte de folhas, ramos e frutos. Por isso a necessidade de se fechar a propriedade para evitar que pessoas possam trazer essa bact?ria desavisadamente, ou seja, a bact?ria pode vir no ve?culo, sapatos, roupas, ferramentas tais como canivete, faca, enxada, etc. A bact?ria pode vir, ?s vezes, carregada pelo vento e por isso ? importante tamb?m o plantio de quebra-ventos para tentar impedir que a bact?ria entre em contato com as plantas sadias. A regi?o sul do estado de S?o Paulo ? uma regi?o com presen?a de cancro c?trico como constatado pelo levantamento do Fundecitrus de 2008. Numa regi?o com presen?a de cancro c?trico, como ? o caso de Avar?, ? mais importante ainda seguir essas recomenda?es. Outra recomenda??o importante ? fazer inspe?es peri?dicas para detectar a presen?a ou n?o da bact?ria no pomar. A inspe??o ? feita em 20% da ?rea e se achar a doen?a deve ser cumprida a lei que manda erradicar a(s) planta(s) doente(s). Se a porcentagem for menor ou igual a 0,5% erradica-se o foco e mais um raio de 30 m ? partir desse foco. J? se a contamina??o for superior a 0,5% erradica-se todo o talh?o.

b. Com o aparecimento do Hualongbing (greening) de se seguir as recomenda?es anteriores para cancro c?trico e mais algumas como o controle qu?mico do Psilideo que ? o transmissor da doen?a.

c. Controle de larva minadora dos citros que podem favorecer o aparecimento de doen?as causadas por bact?rias mais especificamente o cancro c?trico.

3. Controle fitossanit?rio adequado em face de todas essas pragas e doen?as, utilizando produtos certos nos momentos certos para evitar o descontrole e desequil?brio ecol?gico.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 421
Total: 3.918.819
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/