- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Mudança de discurso

11/12/2007

 

O presidente da Abecitrus, Ademerval Garcia, em declara?es para o Globo Rural, no ?ltimo domingo (9/12) disse que ?contrato ningu?m ? obrigado a assinar, mas todo mundo ? obrigado a cumprir. Ent?o, essa hist?ria de revis?o de contratos ? algo que causa uma inseguran?a grande nos agentes econ?micos. A tend?ncia ? voc? n?o ter revis?o de contrato?.

Infelizmente, o argumento de que revis?o de contrato causa inseguran?a para os agentes econ?micos s? ? v?lida quando os beneficiados s?o os produtores. Na d?cada de 1980, em fun??o da queda do pre?o do suco no mercado internacional, muitos produtores foram obrigados, mediante amea?as, a baixar os valores acertados em contratos. ?Tinha um contrato de US$ 3,50 com uma ind?stria e fui obrigado a abrir m?o dos cinq?enta centavos sob a amea?a de n?o colherem minha fruta. Mesmo assim, deixaram parte das minhas laranjas no pomar e fui obrigado a amargar sozinho os preju?zos. Esse neg?cio de inseguran?a no mercado ? conversa fiada para, mais vez, a ind?stria abocanhar os lucros do mercado?, lamenta o citricultor Ant?nio F?vero. 

Quando ao fato de que ?quem assina contrato ? obrigado a cumprir?, o produtor Lu?s Carlos Simonetti, de Agua?, lembra que cinco anos atr?s, a ind?stria deixou de cumprir v?rios contratos. ?Sob a desculpa de que o mercado estava ruim e de que, com os pre?os combinados em contrato a colheita da fruta seria invi?vel, a ind?stria nos obrigou a baixar os valores dos contratos. Ela amea?ou deixar a fruta apodrecer no p? caso n?o aceit?ssemos as novas condi?es. ? engra?ado o senhor Ademerval Garcia dizer agora, na TV, que contratos s?o feitos para serem cumpridos. Ser? que ele se esqueceu, como presidente da Abecitrus, que n?s, produtores, fomos obrigados a aceitar a quebra de contrato pelas ind?strias? Ser? que este fato causou inseguran?a no mercado? Ou ser? que apenas os produtores ? que s?o obrigados a arcar com os preju?zos em fun??o do enriquecimento das ind?strias??.

A informa??o de que o pre?o do suco caiu 30% no mercado internacional tamb?m n?o condiz com os indicadores econ?micos. ?No mercado europeu n?o houve queda, os pre?os continuaram nos mesmos patamares. Esta informa??o tendenciosa ? utilizada pela ind?stria como argumento para n?o repassar aos produtores os lucros do mercado internacional?, destaca o presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas.

ASSOCITRUS.



[+] Mais Destaques

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 257
Total: 3.921.059
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/