- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Governador Jos Serra recebe representantes do setor citrcola

29/04/2009

A implanta??o do geosafras na citricultura para estabelecer transpar?ncia nas rela?es entre produtores e processadores de suco; a cria??o de uma f?rmula de remunera??o para a cadeia produtiva citr?cola; e quest?es referentes ao greening e ?s d?vidas dos citricultores foram temas centrais da audi?ncia entre representantes do setor citr?cola e o governador de S?o Paulo, Jos? Serra, no ?ltimo dia 22.

O vice-presidente da Associtrus, Douglas Kowarick; o vice-presidente do Sistema Coopercitrus/Credicitrus, Jo?o Pedro Matta; o presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Ant?nio dos Santos; Ant?nio Crestana e Gast?o Crocco expuseram ao governador, na presen?a do Secret?rio da Agricultura, Jo?o Sampaio Filho, e do secret?rio-adjunto, Ant?nio J?lio Junqueira de Queiroz, os problemas enfrentados pelos produtores e pediram a interfer?ncia do Estado nas quest?es consideradas primordiais para a manuten??o do produtor independente na atividade. ?Sabemos que a citricultura n?o vai deixar de existir no Estado, mas precisamos garantir que ela continue gerando emprego e renda para centenas de fam?lias que dependem dos pequenos e m?dios produtores independentes. Se continuarmos a assistir de bra?os cruzados a atua??o concentradora das ind?strias, que j? det?m quase metade da produ??o, a citricultura deixar? de ser um setor rent?vel para a economia do Estado, j? que as processadoras aportam um faturamento bem menor que o real para pagarem menos impostos e manipular os pre?os do mercado?, observou Kowarick.

A baixa remunera??o ? apontada como principal causa dos problemas dos citricultores. ?Se o produtor recebesse um valor justo pela fruta ele teria condi?es de inspecionar seu pomar e evitar a dissemina??o de pragas e doen?as como o greening?, diz Kowarick.

A instru??o normativa (IN) 53, que obriga os produtores a erradicarem os talh?es que apresentarem mais de 28% de plantas com greening foi questionada, considerando os altos custos e a falta de recursos financeiros para realizar os procedimentos exigidos. ?Pedimos que o Estado colabore com o citricultor, cobrando do governo federal o pagamento de indeniza?es a exemplo do que ocorreu com a febre aftosa e outros setores da agricultura e pecu?ria brasileiras?, diz Kowarick.

O governador Jos? Serra se comprometeu a tomar as medidas necess?rias para agilizar as quest?es apresentadas. Com rela??o ? renegocia??o das d?vidas e indeniza?es por greening, o Estado dever? solicitar apoio ao governo federal, considerando o ?mbito dos temas e, sobre o geosafras, Serra anunciou parceria com a Conab para implanta??o do sistema no Estado.

em Bebedouro. A proposta envolve a reativa??o da f?brica com o apoio do governo do Estado: os citricultores assumiriam o compromisso de fornecer a mat?ria-prima e o pagamento do investimento feito na compra da f?brica. Seria uma oportunidade para reverter o processo de concentra??o por que o setor vem passando, desde que o cartel inviabilizou e for?ou os citricultores a vender a Frutesp.

A associa??o tamb?m pede medidas emergenciais para facilitar a comercializa??o da laranja no mercado interno, colocando suco de fruta na merenda escolas e nas refei?es fornecidas pelo Estado; promovendo a venda direta da laranja pelo produtor ao consumidor (metr?, terminais, esta?es etc.); participando de campanhas de incentivo ao consumo de frutas e vegetais para melhorar os h?bitos alimentares da popula??o.



[+] Mais Destaques

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1196
Total: 3.911.188
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/