- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Como está a "Consecitrus" hoje?

26/01/2011


Como está a Consecitrus hoje é a pergunta que paira na cabeça de todos os produtores e amantes da citricultura. Para o presidente da Associtrus - Associação Brasileira dos Citricultores, 'a idéia do Consecitrus é uma idéia antiga onde Associtrus e indústria criassem um novo sistema de relacionamento, onde seria incluído o sistema de remuneração do produtor e a base da remuneração fosse o preço do suco na prateleira do supermercado no exterior. Agora passado o tempo', diz Flavio, a índustria vem e traz uma proposta de Consecitrus que não tem nada a ver com a proposta original.

De início a industria quer criar um Conselho, colocando a Sociedade Rural Brasileira, a Faesp e a Associtrus e, eventualmente outras instituições que estão sendo articuladas, diz Flavio. Nota-se inclusive uma capacidade muito grande de articulação com as autoridades.

Considerando que algumas representações tenham o peso, muitas já tem seus associados filiados a Associtrus e outras nenhuma relação ligada a área citricola, onde se entende que é uma somatória de política rural para discutirem assuntos de interesse de todos mas especificamente do produtor e do segmento que representa de fato e por direito os citricultores, aliás para isso que foi criada e está ai batalhando para que a citricultura continue equilibrada e os produtores não evadam para outras culturas.

Nesta proposta da industria o que ocorreria seria a redução da influencia da Associtrus e esse acho que é o objetivo principal deles. Com isso o avanço vai sendo dificultado porque a proposta da laranja na questão da remuneração é basear o preço da caixa de laranja ao relatório que eles apresentariam dos preços de vendas deles, e isso vai agravar a situação porque o preço da caixa da laranja vai ficar vinculado com o preço que eles dizem que venderam o suco lá fora.

O que se tem observado são as inúmeras reuniões que a industria tem realizado em algumas cidades mas não se tem como avaliar a repercussão. Eles reportam um preço de vendas muito inferiores aos que são publicados nas revistas especializadas e parece que estão querendo consolidar a situação atual onde eles definem o preço dentro de uma proposta, que daria a impressão de que o preço que eles vão impor ao mercado, está vindo do próprio mercado, explica Flavio.

Conforme os contatos que o presidente da Associtrus teve com algumas autoridades, sentiu que essas autoridades acreditam que todos estão conversando, falando em Consecitrus e que a industria está aderindo a ideia da Associtrus. Isso é só impressão, pois não estão falando da proposta original mas de uma Consecitrus completamente oposta.

E como fica essa história da formação da Consecitrus hoje? Para o presidente Flavio, a Associtrus não tem nenhuma pressa. Estamos articulando uma assessoria politica e técnica para que esse assunto seja discutido com base legal. Até o momento todas essas conversas não passaram de propostas informais e sem documentos inclusive o pacote está na cabeça dos representantes da industria e os representantes da citricultura não tem nenhuma proposta conjunta ainda... e é isso que está dificultando o andamento. Na verdade, a Associtrus sabe o que quer, é a única entidade que tem uma proposta, apenas não está consolidada, afirma Flavio.

E com a formação da Consecitrus, , um outro objetivo seria dar a impressão de uma pacificação e acordo, com isso minimizando o conflitos existentes e facilitando tanto a fusão da Citrosuco com a Citrovita, assim como facilitar a assinatura de um tcc que já está no CADE, encerra o presidente da Associtrus Flavio P Viegas.


Fonte: Jornal Stilo Rural & Cidade www.stilorural.com.br

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1126
Total: 3.926.004
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/