- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


Citricultores: criminosos ou vitimas

11/10/2011
Recentemente um pequeno produtor que para tentar sobreviver com os baixos preos recebidos pela laranja, transporta e entrega sua produo, desesperado com as dificuldades criadas pela indstria, trancou e abandonou o seu caminho numa das rampas de descarga da fabrica e voltou para seu sitio disposto a entregar sua produo em outra fbrica a preo mais baixo.

Ao tomarmos conhecimento do fato orientamos o produtor a rever sua posio e voltar a entregar a fruta para a empresa contratante e denunciar qualquer abuso pois sabemos que as esmagadoras esto, intencionalmente, desrespeitando e provocando os produtores para que eles caiam nesta armadilha, um dos expedientes para levar o produtor ao desespero e tomar decises insensatas como a descrita acima e dar motivo para que sejam acionados e atravs deste ardil a indstria quer ?provar? a existncia de concorrncia e se safar da condenao por formao de cartel.

A maioria dos casos de descumprimento de contrato so causados pela impossibilidade econmica de cumprir o contrato, assim o produtor desesperado, pressionado pelas dividas, e sem encontrar guarida no sistema judicirio, que tem sistematicamente dado ganho de causa para a indstria, e tem julgado os casos contra os produtores com uma celeridade inusitada para a nossa justia, age insensatamente e procura a outra empresa do cartel que espertamente se prope a receber a fruta do ?concorrente?. Isto explica as aes contra pequenos produtores, sem condies financeiras para se defenderem e sem recursos para indenizar as industrias, pois o que eles buscam na realidade atravs destas aes , de um maneira maquiavlica, inverter os papeis, os algozes passam a vitimas e as vitimas a criminosos!!

Recentemente fomos contatados por um outro produtor que em virtude da quebra de produo na safra passada devido a fatores climticos, estava sendo acionado pela indstria que se negava a aceitar a complementao da entrega nesta safra e cobrava uma multa contratual de R$ 150 mil!

Nesta safra em virtude da recuperao da produo e dos preos mais altos dos contratos realizados na safra passada, as esmagadoras esto, a pretexto da ?enorme superproduo? retardando as colheitas e provocando enormes prejuzos aos produtores levando-os a cair na armadilha do descumprimento de contrato, muitas vezes aceitando preos mais baixos na esperana de evitar a perda total de sua produo.

Ao retardar as colheitas e dar preferencia s frutas de pomares prprios e de alguns produtores privilegiados, os demais produtores incorrem em perda de produo em decorrncia da queda e perda de peso da fruta, dos maiores custos de colheita e frete que custam em media R$4,00 e que podem ser aumentado em mais de 50% em funo da queda de produtividade dos colhedores e dos transportadores, que tendo sua produo limitada pelas cotas da indstria exigem, muito justamente, o pagamento da perda de produtividade.

Os dados da Secretaria da Agricultura demonstrando que nesta safra, apesar do crescimento da produo de quase 18% o numero de pessoas empregadas no setor foi reduzido em 30%, comprovando que a indstria no est liberando as colheitas dos produtores independentes. hora da SDE, que investiga o cartel, vir constatar a continuidade da atuao predatria das empresas investigadas.


Fonte: Flvio Viegas
Presidente da Associtrus

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1764
Total: 3.908.227
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/