- Quarta-Feira 08 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Pesticida proibido coloca suco brasileiro sob análise nos EUA

13/01/2012
País é o maior exportador de suco de laranja do mundo e americanos compram 15% da produção.

11/01/2012 - 20:44
Da redação

O suco de laranja produzido no Brasil e exportado para os EUA será testado para a averiguação da presença de um fungicida vetado no país. Embora remota, existe a possibilidade de o governo norte-americano suspender as importações.

O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo, cuja maior parte das fábricas e pomares está no interior paulista principalmente nas regiões de Araraquara e Ribeirão Preto e destina aos EUA 15% das suas exportações.

A decisão de colocar o suco brasileiro sob análise foi anunciada na terça-feira (10) pelo FDA, agência que supervisiona os alimentos nos Estados Unidos, depois que uma empresa detectou níveis baixos do pesticida carbendazim no produto.

Flávio Viegas, presidente da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) explicou que o fungicida é usado nas plantações brasileiras para combater pestes como a pinta-preta e estrelinha e que não há produtos alternativos. Ele também reclamou que os produtores não foram avisados pelo governo brasileiro da proibição do pesticida nos EUA.

Viegas acredita que o impacto maior, caso a proibição ocorra, será para o consumidor norte-americano. O Brasil cobriria essa falta vendendo para outro mercado.

Governo

Em nota, o Ministério da Agricultura disse que a quantidade de fungicida permitida nos pomares brasileiros segue parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e que o governo não foi notificado sobre os testes.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 590
Total: 3.934.608