- Sábado 04 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O discípulo do Chacrinha.

04/09/2012

“Eu não vim para explicar eu vim para confundir.”

No melhor estilo do grande comunicador, por meio de sua assesso¬ria de imprensa, conforme publicou a Gazeta de Bebedouro, a CitrusBr informa que o total de estoques finais em maio 2011/12 está estimado em 228.000 t, 65 Brix, uma queda de 12.000 t em relação à revisão de 2010/11. "Note-se que estes números incluem apenas os estoques em tanques de ar¬mazenamento de instalações de processamento de suco de laranja.

Os dados reais para os estoques acima mencionados não estão disponíveis. Em maio, a CitrusBR anunciou que os estoques globais de suco de laranja do Brasil foram 932 mil toneladas, 65 Brix, em 31 de dezembro de 2012. Os estoques globais bra¬sileiros incluem estoques nos tanques, no porto, em navios e instalações de processadores de suco de armazenamento do mundo. A cifra inclui 311 mil toneladas de FCOJ contratada sob a Linha Especial de Cré¬dito (LEC) e que não podem ser vendidos até 30 de junho de 2012.

Ou seja, o relatório (da USDA), de 228 mil toneladas, só marca o suco que está dentro da fábrica, nos tanques. Não leva em consideração o que está no porto de Santos, nos portos da Europa (Bélgica e Holanda) ou nos dos EUA. Também não computa os estoques que estão no Japão e Austrália, ou mesmo nos navios a caminho, mas principalmente, não computa a LEC, que na atual são 311 mil toneladas", enfatiza a nota.

A mesma associação, em documento intitulado Simulação de Oferta, Demanda e Estoque de Suco de Laranja da Safra 2012/13 informava que os estoques NO BRASIL seriam 555 mil t de FCOJ equivalente em 1/6/2012 quando iniciou a safra denominada 2012/13. O comunicado contradiz, portanto, o documento apresentado pelo próprio presidente da CitrusBR ao Secretario Executivo do Ministério da Agricultura.

Outra desinformação é a tentativa absurda de contestar estoque calculado pelo USDA que vem acompanhando a produção, os estoques e as exportações brasileiras de suco de laranja há varias décadas. O estoque apresentado no documento do USDA é calculado somando ao estoque anterior a produção declarada pela indústria do qual são subtraídas as exportações publicadas pela SECEX e o consumo interno. Os dados são levantados e publicados semestralmente pelo escritório do USDA em São Paulo há décadas, sem contestação pelas indústrias. O relatório indica que no início desta safra o estoque de suco de laranja, em t equivalentes de FCOJ era de 240 mil t. Pela metodologia adotada, o estoque compreenderia todo o suco NO BRASIL, não apenas no Estado de São Paulo, incluindo o suco que estaria nos portos, em trânsito entre as fábricas e os portos, não apenas nos tanques das processadoras como afirma o comunicado.

A tentativa de confundir vai muito além, quando tentam somar ao estoque físico a quantidade de suco que foi financiada na LEC! Pelos números do USDA a indústria não teria cumprido o contrato de manter no país 311 mil t de pelas quais receberam R$ 240 milhões!

Fonte: Associtrus


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 778
Total: 3.931.614