- Terça-Feira 14 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Indústria apresenta dados incompatíveis com a realidade brasileira

31/10/2012

Apresentado pela CitrusBr e SRB nesta quarta-feira (31/10/2012), em São Paulo, o “Modelo Consecitrus” da indústria foi criticado pela Associtrus, que questiona os dados de produtividade, capacidade de processamento e rendimento industrial.

A proposta, que ficou centrada no modelo de remuneração, baseia-se numa fábrica de porte inferior às que estão em operação, com capacidade de processamento de 20 milhões de caixas.

O pomar utilizado como base do cálculo para remuneração, de 500 hectares e com produção média de 1000 caixas por hectare, representa menos de 1% dos pomares da citricultura paulista. “Nos EUA, onde 50% da produção é de precoces, que são mais produtivas, a média é de 762 caixas por hectare, em pomares irrigados. No Brasil, a maior parte da produção não é da variedade precoce e os pomares não são, em sua grande maioria, irrigados”, ressalta FlávioViegas, presidente da Associtrus.

Outro dado que gerou controvérsia foi sobre o rendimento industrial de 265 caixas por tonelada de suco. “No Brasil, o rendimento industrial está abaixo de 240 caixas por tonelada de suco. Todos os rendimentos apresentados foram abaixo dos números brasileiros, o que provocou uma enorme distorção”, observa Flávio.

Pelo modelo apresentado pela CitrusBr, a renda será distribuída na cadeia com base na proporção de investimentos, ficando 36% para os produtores e 64% para as indústrias. “No Consecana, a distribuição é com base nos custos e, neste caso, a proporção seria inversa ao que foi apresentado pela CtirusBr”, observa Flávio.

O fato de todas as informações serem fornecidas pela indústria deixa o modelo refém de dados questionáveis. “No Consecana há um órgão responsável pelo levantamento das informações, ou seja, os dados não são manipulados para atender aos interesses de uma ou de outra parte”, finaliza Flávio chamando a atenção para o fato da reunião se centralizar no sistema de remuneração enquanto o Consecitrus deve ser um instrumento muito mais abrangente e democrático.

Entrevistas

Flávio Viegas (17) 9101-5012


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
  Indústria apresenta dados incompatíveis com a realidade brasileira

" />
  publicidade +
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1186
Total: 3.941.397