- Sábado 04 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


RELEMBRANDO... Citricultura- Novos Rumos

02/07/2013

Introdução

A citricultura nacional alcançou ao longo do tempo, posição de destaque graças à competência de todos os setores a ela envolvidos direta e indiretamente.

É fruto da perseverança dos citricultores que implantaram com coragem e criatividade sólida estrutura agrícola formada, na sua grande maioria, por pequenos produtores e apresenta patrimônio estimado em U$ 2,2 bilhões de dólares só nos pomares, sem contar o valor da própria terra e da infraestrutura necessária à condução das propriedades.

No Estado de São Paulo está presente em mais de 300 municípios e é significativa, também na Bahia, Goiás, Pará, Paraná, Minas Gerais, e Sergipe.

São décadas de trabalho, de investimentos, que garantiram a instalação de um parque industrial competitivo no mercado externo. É um setor que movimenta US$ 10 bilhões por ano, gera 400 mil empregos diretos e 1,2 milhões de empregos indiretos, estando entre primeiros itens da pauta de exportações brasileiras com faturamento na ordem de US$l,4 bilhões/ano.

Sem dúvida alguma, um setor de respeito e que precisa de seriedade na sua condução. Mais que isso, precisa que todos os elos da cadeia possam corresponder às constantes mudanças e exigências não apenas do mercado internacional, mas, também, das inovações técnicas e das situações circunstanciais que envolvem a área agrícola.

Para tanto, a remuneração de cada elo da cadeia produtiva tem de ser proporcional aos riscos envolvidos, suficiente para cobrir os custos e, dentro do possível, proporcionar lucro capaz de motivar novos investimentos, garantindo a continuidade da atividade.

A citricultura apresenta hoje um panorama de assimetria de forças onde o setor industrial concentra o poder de compra da fruta," de - .industrialização e comercialização do suco. Caminham no sentido da verticalização inversa, com grandes investimentos em pomares próprios e, suspeita-se, projetam a implantação pomares "terceirizados". Ditam os preços, as condições de contrato - nem sempre cumpridos -, que ao longo dos anos mostraram-se danosos aos interesses do citricultor, por resultarem em valores insuficientes para cobrir os custos da produção. Prova maior dessa realidade é a constatação de que, em cerca de 10 anos, mais de 15 mil produtores foram excluídos do setor.

Essa realidade, dimensão e alcance social da citricultura foram percebidos pela ASSOCITRUS, daí o empenho no desenvolvimento e implantação de diversos projetos que possibilitem reduzir a assimetria de forças ~ a permanência dos pequenos produtores na atividade citricola.

A curto prazo é preciso reaproximar para o diálogo produtores e indústrias. Encontrar mecanismos capazes de harmonizar as relações comerciais - entenda-se remuneração justa pelos serviços prestados e pela fruta produzida - condição indispensável à sustentação da atividade rural que vem experimentando, nestes últimos anos, redução na sua capacidade de investimentos, comprometendo a produção e qualidade das frutas.

A médio prazo, desenvolver políticas que permitam aumentar o consumo de suco e fruta fresca, principalmente no mercado interno, que ainda vê o suco de laranja como refresco e não como alimento funcional, que de fato é.

A ASSOCITRUS tem por objetivo, juntar essas potencialidades para que a citricultura brasileira continue sendo competitiva no cenário mundial e exerça sua natural capacidade de distribuição de renda que viabiliza pequenos, médios e grandes produtores, beneficiando os municípios onde está presente. Pretendemos nos empenhar no associativismo, no cooperativismo, fazendo como que o produtor também seja competente e atuante da porteira para fora.

Harmonizar diferentes interesses, alterar antigas posturas, redesenhar o mapa de distribuição de renda obtida pelo setor, reduzindo a assimetria de forças existente, não será tarefa fácil, porém imprescindível aos interesses maiores que sempre serão os do nosso País. Buscamos parceiros para este projeto. Com boa vontade, disposição, respeito entre as partes, trabalho e criatividade, certamente encontraremos os meios de ajustar as dificuldades hoje presentes no setor citrícola.

ASSOCITRUS - Associação Brasileira de Citricultores

Junte-se a nós! Juntem-se os elos!

Bebedouro, 6/4/2005


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 744
Total: 3.931.546