- Sábado 20 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Consecitrus +


Novo conselho da laranja finalmente saiu do papel

09/10/2014

Por Fernando Lopes | De São Paulo
08/10/2014 às 05h00

Foi realizada ontem, em restaurante na zona sul da capital paulista, a primeira reunião formal do Conselho dos Produtores de Laranja e da Indústria de Suco de Laranja (Consecitrus). Costurado desde 2009, o novo órgão, que tem como objetivo servir de ambiente para negociações entre as partes e colaborar para a melhoria das relações na cadeia produtiva, recebeu aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para começar a operar no início de agosto.

Simbólico, o encontro serviu para marcar esse início efetivo de atividades e definir o cronograma dos primeiros passos concretos do Consecitrus. Conforme apurou o Valor, no próximo dia 21, haverá a primeira reunião prática do novo conselho, na qual seu estatuto será adequado para incluir a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) como membros fundadores com direito a voz e voto.

Antes de decidirem se unir ao Consecitrus, ambas fizeram uma série de questionamentos e ameaçaram boicotá-lo. Pelo lado dos produtores de laranja, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) já havia aderido ao conselho, enquanto as grandes indústrias de suco (Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus Commodities) estão desde o início das discussões representadas pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).

Também no dia 21 será estabelecida uma agenda para definir até quando as três entidades que reúnem citricultores (Faesp, Associtrus e SRB) terão de indicar seus representante no Consecitrus. Cada uma delas terá três, enquanto a CitrusBR terá o direito de indicar nove representantes.

Depois disso, esses representantes discutirão o estatuto e indicarão um novo diretor-executivo para o conselho, uma vez que João Sampaio, ex-secretário da Agricultura de São Paulo, que ocupa o cargo nessa fase inicial de trabalhos, já avisou que não tem intenção em permanecer. Também será avaliado o pedido da Câmara Setorial de Citricultura, que discute os rumos do segmento em Brasília, que quer fazer parte do Consecitrus como membro com direito a voz.

Estiveram na reunião de ontem João Sampaio, Mário Bavaresco Júnior, principal executivo da Citrosuco, José Luiz Cervato, diretor financeiro da Cutrale, Murilo Parada, diretor global da divisão de suco da Dreyfus, Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, Flávio Viegas, presidente da Associtrus, José Eduardo Lelis, primeiro secretário da Faesp, Francisco Vila, diretor da SRB e Marco Antonio dos Santos, diretor da Faesp e presidente da Câmara Setorial de Citricultura, entre outros.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em: www.valor.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 740
Total: 3.919.950
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/