- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cresce em 10% o número de municípios com greening.

07/11/2007

Erradica??o da doen?a depende de empenho de citricultores em detectar sintomas

 

Erradica??o da doen?a depende de empenho de citricultores em detectar sintomas O n?mero de munic?pios contaminados com a greening aumentou 10% nos ?ltimos meses, passando de 140 para 154, segundo informa?es do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Segundo C?cero Augusto Massari, gerente t?cnico da entidade, o n?mero aumentou porque os citricultores est?o mais conscientes e sabem reconhecer a doen?a. ?Hoje os pr?prios citricultores mandam amostras de plantas suspeitas para os laborat?rios analisarem. Antes este trabalhado era todo feito pelo Fundecitrus, porque os produtores n?o conheciam o mal. Identificar a doen?a est? mais f?cil e, por isso, hoje, temos um registro maior de munic?pios infectados?, explica Massari.

As novas regi?es atingidas pela doen?a est?o no Norte e Noroeste do Estado, como Barretos, Col?mbia, Onda Verde, Votuporanga, Piratininga e Sorocaba. ?Apesar desses munic?pios estarem infectados, o n?mero de pomares doentes ? bem menor do que na regi?o central do Estado, como em Araraquara e nas cidades vizinhas?, afirma Massari.

 

Fiscaliza??o

 

em setembro. O trabalho j? foi iniciado por 313 inspetores contratados em novembro e at? dezembro ser?o vinculados mais 140.

Esses inspetores far?o uma for?a-tarefa contra a greening que est? prevista para durar seis meses. A inten??o ? treinar os trabalhadores de cada propriedade para identificarem sozinhos a doen?a. ?Antes o trabalho de fiscaliza??o e erradica??o era feito pelo Fundecitrus, hoje, de acordo com a Instru??o Normativa 32, do Minist?rio da Agricultura, essa responsabilidade ? do citricultor, por?m muitos t?m dificuldades no combate?, explica Massari.

A greening foi descoberta em 2004 e os primeiros pomares atingidos est?o na regi?o de Araraquara. A doen?a ? incur?vel e atinge todas as variedades de citros.

Os principais sintomas nas ?rvores citr?colas s?o ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deforma??o, redu??o e queda de frutos, matura??o irregular dos frutos, desfolha, seca e morte de ponteiros das ?rvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca. (Fernanda Man?colo)

 

Fonte:TribunaImpressa.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 392
Total: 3.925.270
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/